Abinee e Apex firmam convênio para estimular exportações de produtos eletroeletrônicos

0

A Abinee e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) assinaram convênio nesta sexta-feira, 15, em São Paulo, para estimular as exportações de eletroeletrônicos. Trata-se do Projeto de Apoio às Exportações do Setor Eletroeletrônico, fruto da parceria entre as duas instituições. A entidade projeta que as exportações de produtos eletroeletrônicos crescerão 5% neste ano, atingindo US$ 6,2 bilhões. Por conta do câmbio, a participação das vendas externas no faturamento das empresas deve chegar a 17,8% no ano.

Uma pesquisa recente feita pela Abinee identificou que 75% das empresas do setor eletroeletrônico, que já exportam, estão ampliando as suas vendas externas aproveitando as condições mais favoráveis do câmbio. Segundo o presidente executivo da entidade, Humberto Barbato, a iniciativa ocorre em momento propício de retomada das exportações e será uma ferramenta de promoção do produto brasileiro no exterior. "Entre as associadas da Abinee, 371 empresas exportaram pelo menos uma vez desde 2012. No entanto, muitas delas tiveram sérias dificuldades por conta das condições do câmbio", ressalta.

Barbato acrescenta que o novo patamar cambial permite que o produto fabricado no País se torne competitivo novamente. Ele observa, no entanto, que é preciso previsibilidade do câmbio para que a atuação das empresas no mercado externo seja perene. "Sem isso, o esforço que estamos fazendo e toda a atuação da Apex para a promoção do produto brasileiro podem se tornar inócuas".

O Convênio entre Abinee e Apex já conta com 40 empresas participantes, que abrangem as áreas de automação industrial, componentes elétricos e eletrônicos, telecomunicações, material elétrico de instalação, equipamentos industriais, informática, segurança eletrônica e geração, transmissão e distribuição de energia (GTD).  "Esperamos que este número cresça e que esta iniciativa se torne um grande alicerce para a inserção das empresas no mercado internacional", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.