Virtualização aumenta eficiência de sistema de saúde em São José dos Campos

0

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos (SP) adotou um sistema de gestão de saúde, via virtualização, da Citrix Systems, que já está sendo usado por aproximadamente 400 recepcionistas e enfermeiros e mais de 300 médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), no município.

Segundo o órgão, o sistema possibilitou o acesso a uma quantidade maior de informações sobre os pacientes, como exames realizados e medicamentos administrados.

A próxima etapa, já iniciada, é a adoção desse mesmo módulo de gestão de informações dos pacientes para os médicos que atendem nas unidades de especialidades médicas da cidade e nos prestadores privados contratados.

?De forma progressiva, a área de tecnologia da informação insere módulos ao sistema em implantação desde 2006 para aprimorar a eficiência do serviço de saúde?, explica Marcelo Augusto Ferreira, chefe da Divisão de Informática da Saúde. ?O módulo de informações do paciente, que começou a ser implementado em julho de 2007, é mais um passo na entrega do SAMS (Sistema de Atendimento Municipal de Saúde), que viabilizou ao longo de 2006 a entrega de outros módulos de gestão que trouxeram benefícios como a otimização do tempo na liberação de vagas de especialidades, reduzindo o tempo deste processo de 10 dias para menos de 24 horas, e a melhor gestão do estoque de medicamentos?, conta ele.

O investimento inicial em licenças de software, solução Citrix, sete servidores Accept e Alcabyte e serviços para viabilizar a entrega do sistema de gestão de saúde ficou em torno de R$ 800 mil, conforme Ferreira. As despesas recorrentes de conectividade, que engloba conexões ADSL, fibra óptica, satélite e outras, chegam a R$ 200 mil anuais. ?Sem Citrix, estimava-se que montar uma rede segura e entregar um aplicativo com a mesma finalidade sairia por um custo inicial cinco vezes superior, por conta da estrutura de conectividade a ser implementada?, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.