Gestão automatizada da informação acelera e consolida transformação dos negócios

0

A Veeam apresenta novo posicionamento da sua plataforma de gerenciamento da informação, para acompanhar a evolução dos negócios na era digital. Segundo a empresa, as organizações devem centrar esforços na gestão da informação, para oferecer alta disponibilidade a clientes e consumidores, além de garantir a segurança dos dados.

Peter McKay

Na era em que predominam as tecnologias altamente focadas na geração e gerenciamento de informações, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, machine learning e blockchain, as corporações precisam estar atendas ao modelo de armazenamento e acesso aos dados, para garantir disponibilidade aos processos e agilidade no atendimento das demandas dos clientes. Esta foi a principal mensagem destacada por executivos da Veeam Software, durante o VeeamON 2018, a quarta conferência anual da empresa para usuários e parceiros, que começou nesta segunda-feira, 14, em Chicago, nos Estados Unidos.

Em sua apresentação, Peter McKay, Co-CEO e Presidente da Veeam, destacou que as empresas vão gastar US$ 1,3 trilhões até 2020 para participar da economia digital, e não podem desperdiçar estes aportes esquecendo-se da gestão dos dados. A proposta da Veeam é que a inteligência artificial seja aplicada também nesta área, de forma a automatizar a gestão da informação.

"Assim, os dados podem entregar insights de negócios e operacionais em velocidade recorde", defendeu McKay. Para chegar a este nível de produtividade, no entanto, os ambientes de gerenciamento de dados, irão percorrer uma jornada específica de amadurecimento da gestão da informação, divididos em cinco estágios:

Estágio 1, Backup: Fazer o backup de todas as cargas de trabalho e assegurar que elas estejam sempre recuperáveis e acessíveis em caso de interrupções, ataques, perdas ou roubo.

Estágio 2, Agregação: Garantir a proteção e a disponibilidade de dados em ambientes multinuvem para impulsionar serviços digitais e assegurar a visão conjunta da conformidade do nível de serviço.

Estágio 3, Visibilidade: Melhorar a gestão de dados em ambientes multinuvem com uma visibilidade clara e unificada e controle do uso, questões de desempenho e operações; a gestão de dados começa a evoluir  de reativa para proativa, prevenindo qualquer perda de disponibilidade de dados por meio de monitoramento avançado, otimização de recursos,  planejamento de capacidade e inteligência integrada.

Estágio 4, Orquestração: Mover dados perfeitamente para o melhor local em ambientes multinuvem para garantir continuidade de negócios, segurança e uso otimizado de recursos para operações de negócios. Isso requer um mecanismo de orquestração que possibilite às empresas executar, testar e documentar facilmente e sem interrupções planos de recuperação de desastres (DR) de forma altamente automatizada.

Estágio 5, Automação: Os dados se gerenciam sozinhos ao aprenderem a fazer o próprio backup, migrarem para locais ideais de acordo com as necessidades do negócio, se protegerem quando houver atividades anormais, e realizarem recuperações instantaneamente. Esse estágio traz novos níveis de automação para a gestão de dados corporativos por meio de uma combinação de análise de dados, reconhecimento de padrões e machine learning.

"A Plataforma de Hiperdisponibilidade da Veeam provê a integração, visibilidade, orquestração, inteligência e automação para evoluir a gestão de dados guiada por políticas para ser guiada por comportamentos, e da gestão manual para uma automação inteligente. Isso permite a provisão e gerenciamento de fluxos massivos e constantes de dados em infraestruturas multinuvem distribuídas para serem seguramente automatizados, com autoaprendizagem, e orquestrados de forma otimizada", afirma Danny Allan, vice-presidente de Estratégia de Produto da Veeam (foto).

*a jornalista viajou a Chicago a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.