Serviços na nuvem representam 85% de todo o tráfego corporativo da web, diz estudo

0

Os serviços na nuvem representam 85% de todo o tráfego corporativo da web. A informação é parte da conclusão do estudo Netskope Cloud Report, divulgado pela Netskope, de acordo com o levantamento elaborado a partir da coleta de dados de milhões de usuários.

"À medida que as empresas adotam a transformação digital e substituem cada vez mais o uso tradicional da web por serviços na nuvem, é fundamental avaliar se os controles apropriados estão em vigor para garantir todo o tráfego. Enquanto a maioria das ferramentas estão se concentrando no tráfego da web, essa mudança significativa para o uso da nuvem é o que traz obstáculos para as equipes de segurança", afirma Jason Clark, CSO da Netskope. "Não existe um modelo padrão para proteger uma empresa, uma vez que estamos falando de novas ferramentas e tecnologias. Por outro lado, clareza na compreensão do tráfego e da vigilância adequada devem ser requisitos para todas", completa o executivo.

Principais violações de política são diferentes para nuvem e web

As três principais violações de política detectadas em serviços de nuvem corporativa incluem Prevenção a Perda de Dados (DLP), política de atividade na nuvem e, violações de atividade atípica. Para o tráfego tradicional da web, as três principais relatadas incluem violações de políticas de uso aceitável, as de sites mal-intencionados e detecções de malware. Esses dados indicam a necessidade de uma ferramenta ou tecnologia específica para lidar com as ameaças modernas – uma abordagem única para nuvem e para a web. Embora a identificação e prevenção de dados confidenciais sejam essenciais para serviços específicos na nuvem, monitorar o uso aceitável de aplicações da web é um enorme desafio.

Armazenamento, ferramentas de colaboração e aplicativos de mídias sociais são os serviços mais utilizados na nuvem

Os aplicativos de armazenamento e colaboração abrangem a maioria dos 20 principais serviços na nuvem, seguidos de apps de mídias sociais voltados ao consumidor como Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube. Esse é um sinal que mais empresas estão permitindo que funcionários utilizem redes corporativas para uso pessoal.

Múltiplas instâncias de aplicações impulsionam o aumento do uso de serviços na nuvem

O uso intenso de serviços na nuvem é geralmente impulsionado pelo uso de múltiplas instâncias desses serviços na empresa. Os fatores que afetam o número de instâncias incluem o uso pessoal de serviços populares, aplicações por departamentos ou equipes específicas e a utilização de instâncias de aplicações com terceiros, como parceiros e clientes. Um novo índice avaliado neste relatório aponta que em média as empresas utilizam aproximadamente 100 instâncias exclusivas para o Facebook, Yahoo Mail e Google Gmail, destacando ainda mais a convergência de aplicativos pessoais e de consumo com operações de negócios. 

Adoção de serviços na nuvem por empresa aumenta, mas a maioria desses serviços não está adequado para o uso corporativo

O relatório aponta que em média cada empresa utiliza 1295 serviços na nuvem – um aumento de 3,9% em comparação aos resultados apresentados em outubro de 2018.

Para essa análise, a Netskope avalia mais de 50 critérios com o Netskope Cloud Confidence Index (CCI) para determinar se os serviços estão aptos para o uso corporativo.

Em uma escala de 0 a 100, os que recebem uma classificação menor do que 74 não são considerados prontos para empresas. Os critérios que indicam essa falta de qualidade incluem certificações inadequadas de compliance, controles de política de DLP ou criptografia. Este relatório constatou que 96,3% dos serviços se enquadram nesta categoria, um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior.

Seguindo a tendência apontada nos relatórios anteriores, os serviços voltados para Recursos Humanos, Marketing e de Colaboração continuam sendo os mais utilizados, aumentando o risco de exposição de dados de clientes e de funcionários.

 

Categoria

Número Médio de Serviços em Nuvem Por Empresa

 

 

Porcentagem de Aplicações Não Prontos Para Empresas

Marketing

120

99

RH

100

99

Colaboração

87

93

Gestão de Relacionamento Com o Cliente

69

98

Contabilidade/Finanças

51

98

Business Intelligence e Análise de Dados

50

97

Ferramentas de Desenvolvimento

38

96

Armazenamento na Nuvem

30

90

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.