HP desiste de fusão com EMC e planeja recompra de ações, segundo fontes

0

A HP abandonou o plano de se fundir com a EMC diante das divergências sobre o preço de aquisição e estrutura de gestão, e planeja retomar seu programa de recompra de ações, segundo pessoas familiarizadas com as negociações disseram a agências internacionais de notícias, nesta quarta-feira, 15. A informação põe fim às especulações de que a empresa ainda poderia considerar a aquisição fornecedora de soluções de armazenamento e gerenciamento da informação.

As duas empresas mantiveram conversações sobre a fusão por quase um ano, mas elas terminaram em setembro sem que chegassem a um acordo. Acreditava-se que as negociações poderiam ser retomadas, mas o anúncio do programa de recompra reduz a possibilidade de unirem suas operações. Na realidade, a recompra de ações havia sido suspensa por causa da posse de "informações materiais não públicas", disse a HP, em comunicado nesta quarta-feira, 15.

As discussões para a aquisição da EMC haviam sido interrompidas no mês passado por causa de divergências sobre o preço de aquisição e estrutura de gestão. Na semana passada, o diretor financeiro da HP disse que a empresa ainda possuía "informações relevantes não públicas", que impediam a recompra de ações, por isso aumentaram as especulações de que ela ainda estava negociando a compra da EMC.

Os rumores sobre a fusão ganharam dimensão em decorrência do aumento da pressão sobre a EMC pelo fundo de hedge Elliott Management Corp., administrado pelo controvertido bilionário Paul Singer, que adquiriu uma grande participação na empresa, para que ela faça a separação de algumas unidades visando valorizar suas ações e, consequentemente, gere mais valor aos acionistas. Além disso, o CEO da empresa, Joe Tucci, que está no cargo desde 2001, já indicou que vai deixar o posto no início do próximo ano e ainda não anunciou um sucessor.

Na semana passada a HP confirmou que vai realizar a cisão (spin-off) do negócio de computadores pessoais e impressoras da unidade de hardware e serviços corporativos, se dividindo em duas companhias, numa tentativa de melhorar o seu desempenho financeiro. Essa separação foi mencionada, inclusive, como uma preparação para a fusão, o que agora parece bastante improvável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.