Fecomércio MG apresenta projeto de inovação para o varejo

0

Com a finalidade de promover ações de inovação nos setores de comércio e serviços de Minas Gerais, a Fecomércio MG firmou um acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em meados de 2017. A partir dessa parceria, surgiu o Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC), cujo lançamento oficial acontece na próxima terça-feira, 23, com a apresentação do projeto e do resultado da pesquisa sobre o perfil do empresário mineiro e seu grau de maturidade em relação ao tema inovação.

Além de detalhar as atividades do MEIC até o momento, bem como as ações para o futuro, o encontro se propõe a promover uma votação entre os participantes sobre um dos desafios levantados ao longo do trabalho, que não encontre solução no mercado. O objetivo é estimular, para a próxima etapa do projeto, a criação de iniciativas inovadoras que possam resolver a questão. Já o encerramento ficará a cargo do co-founder do Órbi Conecta, Pedro Menezes, um dos empreendedores mais atuantes no ecossistema das startups.

O MEIC contará ainda com a presença dos 12 colaboradores de diversos setores da Federação, que foram capacitados pelo Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa), da ABDI, para serem multiplicadores da metodologia a ser utilizada pelo movimento: o design thinking. Desenvolvido com o intuito de ser implantado no estado, o MEIC aplica pesquisa de mercado e faz uso dessa metodologia, com grupos de foco definidos, para discutir desafios e oportunidades para o varejo. A finalidade é identificar as principais "dores" no varejo (vontades e motivos que levam o cliente a adquirir um produto ou serviço) e como a inovação pode auxiliar os empresários.

A ABDI está vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Apesar da atuação voltada à área industrial, a entidade atende, desde meados de 2016, o setor terciário. O trabalho em conjunto com a Fecomércio MG tem fortalecido essa conexão. De acordo com a analista de Negócios Internacionais da Fecomércio MG, Juliana Peixoto, a criação do ProVa, uma iniciativa da ABDI, serviu de inspiração para o MEIC. "As mudanças de hábitos de consumo, a concorrência internacional e a necessidade de que o varejo se inove para acompanhar a indústria 4.0 foram alguns dos fatores que contribuíram para desenvolvermos o projeto", explica.

Segundo Juliana, a meta do MEIC é proporcionar um espaço de discussão, com os empresários, sobre o tema inovação, e fortalecer a conexão entre a comunidade empresarial e os diversos agentes de inovação para o comércio e serviços, como empreendedores, investidores, aceleradoras, usuários, universidades e governo. "Com isso, visamos contribuir para potencializar a cultura empreendedora e de inovação no setor terciário em nosso estado", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.