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Springer Carrier centraliza back office no Brasil

Postado em: 16/02/2006, às 21:18 por Redação

Padronizar e melhorar os controles de processos, além de reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes foram os objetivos iniciais da Springer Carrier, fornecedora de equipamentos de ar-condicionado, aquecimento e refrigeração, ao se decidir pela centralização das operações de back office das unidades que mantém na Argentina e no Chile na unidade brasileira. O projeto foi conduzido pela IBM Business Consulting Services em conjunto com os recursos da Springer, tanto de TI quanto representantes das áreas de negócios.

Concluído em 13 meses e contando com um investimento de cerca de U$ 3 milhões, o projeto acabou trazendo um benefício adicional para a empresa: os controles estão propiciando uma melhor governança corporativa, além de facilitar a adequação da empresa à lei americana Sarbanes-Oxley. ?O go live do novo sistema aconteceu em abril do ano passado e foi um sucesso. A empresa não parou com seus principais macroprocessos, ou seja, vender, planejar, produzir, faturar e entregar seus produtos aos clientes?, ressalta Orlando Jr., gerente de projeto da Springer Carrier.

Ele acrescenta que primeiro fechamento também foi muito bom, levando apenas 16 horas para a conclusão de todos os processamentos de custos e relatórios contábeis, sobrando mais tempo para as respectivas análises.

No início de 2004, a empresa decidiu pela implementação do SAP R/3 no Brasil, além de realizar uma atualização na versão 4.0, responsável pelos processos da Argentina e Chile, integrá-los e gerenciá-los a partir do Brasil por meio do modelo de negócios chamado de shared services center. Os módulos incluídos no Brasil foram: planejamento e produção, vendas e distribuição, gestão de materiais, finanças e controles e gestão de serviços.

Entre os benefícios conseguidos pela Springer Carrier com a centralização, Orlando Jr. aponta a integração do sistema, a operação de um modelo de negócios único, reduzindo a complexidade operacional e conseqüentemente os custos, o controle maior e transparência nos processos, além do planejamento integrado e a redução do tempo de fabricação. Ele conta que entre as lições aprendidas com o projeto estão a definição correta do escopo, tempo e orçamento para o projeto. ?Ter essas vertentes bastante alinhadas é fundamental durante a fase de implementação?.

Ainda segundo Orlando Jr., o vice-presidente de TI da Springer mundial, Charles Balawaider, elogiou e parabenizou toda a equipe de implementação pelo excelente trabalho realizado, desde o redesenho dos processos até os treinamentos de usuários finais do novo sistema e destacou que foi o projeto de SAP mais rápido a ser implementado na companhia.

Logo na primeira fase do projeto a Springer Carrier já obteve alguns dos benefícios, como a eliminação de vários sistemas paralelos e redução do número de fornecedores: de 48 para 29 e de 18 para 9, respectivamente. Entretanto, o maior desafio do projeto ainda estava por vir: a gestão da equipe. ?É muito importante que haja uma conscientização desde a alta gerência para que fique clara a mudança na forma de trabalho e os benefícios que estão atrelados a essa mudança, como facilidade e rapidez durante o fechamento das operações mensalmente, além da acuracidade das informações?, ressalta o executivo.

A IBM Business Consulting Services foi a consultoria escolhida para a implementação do sistema por sua experiência nesse tipo de projeto e também por ser uma grande parceira de negócios da Springer mundialmente. A empresa também escolheu a IBM para a contratação dos serviços de outsourcing de infra-estrutura e suporte. Um dos pontos fortes da IBM, apontados por Orlando Jr. foi a metodologia utilizada, o que fez com que as etapas fossem planejadas e o projeto simplificado.

Sergei Beserra, gerente do projeto por parte da IBM, destaca que o SAP R/3 e a padronização dos processos em toda a região do Mercosul habilitam a Springer a ir de encontro aos grandes desafios que as indústrias do segmento eletromecânico possuem ? melhorar o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos, incluindo os custos de garantia e manutenção.

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