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IBM e Visa usam Watson para transformar dispositivos conectados em pontos de venda

Postado em: 16/02/2017, às 19:04 por Redação

A IBM e a Visa anunciaram nesta quinta-fiera, 16, a primeira colaboração da indústria para levar o ponto de venda a todos os lugares onde houver aceitação de Visa, permitindo que as empresas introduzam experiências de pagamento seguras em qualquer dispositivo conectado à Internet das Coisas (IoT0.

A colaboração une a plataforma Watson IoT e as capacidades cognitivas da IBM aos serviços de pagamentos globais da Visa, usados por mais de três bilhões de consumidores no mundo. A plataforma Watson IoT da IBM permite que as empresas se conectem a bilhões de dispositivos, sensores e sistemas no mundo e, a partir daí, tenham insights de valor prático. A plataforma é usada hoje por mais de 6 mil clientes da IBM, que estão ajudando os consumidores a conectarem-se a milhões de dispositivos.

A IBM e a Visa partilham da visão e do compromisso de que pagamentos podem ser realizados por meio de qualquer dispositivo – de relógios a anéis, passando por eletrodomésticos e até carros. Com esta colaboração, empresas conseguirão disponibilizar pagamentos seguros em todas as suas linhas de produtos por meio da plataforma Watson IoT da IBM e do Visa Token Service, nova tecnologia de segurança que substitui as informações sensíveis de conta nos cartões de pagamento por um identificador digital único. Com isso, IBM e Visa podem viabilizar pagamentos e transações em muitos dos 20 bilhões de dispositivos conectados que deverão estar inseridos na economia global até 2020.

Especialistas estimam que o mundo terá 380 milhões de carros conectados até 2021. Com o ecossistema do carro conectado à plataforma Watson IoT, o motorista seria alertado quando a garantia ou licenciamento do carro estivesse quase vencendo ou quando a data de substituição de uma peça estivesse próxima.

Com essa informação, o motorista poderia comprar as peças tocando em um botão, ou programar uma revisão na oficina de sua preferência. Ele poderia até pagar o combustível por meio de uma interação direta entre o carro e a bomba de gasolina.

Da mesma forma, uma corredora que usasse um dispositivo de fitness e um chip wireless de corrida, poderia receber um alerta digital quando seu tênis precisasse de substituição, além de uma recomendação do melhor modelo e onde encontrá-lo pelo melhor preço, em um varejista de sua preferência. Ela poderia receber ainda várias outras recomendações relevantes e personalizadas, como dicas de nutrição e equipamentos, baseadas em sua performance, no clima local e em suas preferências de compra.

Graças a essa colaboração, no futuro, todos os clientes da Plataforma Watson IoT da IBM terão acesso aos serviços de pagamento da Visa por meio da IBM Cloud. Com isso, em vez de fazerem um trabalho empresa a empresa, a IBM e a Visa possibilitarão que todos os seus clientes tenham acesso a essas capacidades para poderem começar a construir experiências de comércio personalizadas e, a agir proativamente, fazendo recomendações baseadas nas necessidades específicas de cada consumidor.

Como parte dessa colaboração, as empresas usarão o Visa Token Service para garantir a segurança das informações de todos os consumidores. O serviço substitui várias informações sensíveis constantes nos cartões de pagamento, como o número de conta de 16 dígitos, a data de expiração e o código de validade, por um identificador digital único que pode ser usado para processar pagamentos sem expor os verdadeiros detalhes da conta.

O Visa Token Service é acessado por meio de uma rede de provedores de serviços de token (TSPs, na sigla inglês) e faz parte do Visa Ready, programa que certifica a próxima geração de soluções de pagamento criadas por parceiros para garantir sua conformidade com os padrões de segurança e especificações da Visa, e ter certeza de que elas serão aceitas globalmente de forma coesa e segura.

A IBM está trabalhando atualmente com mais de 6 mil clientes no mundo, de diferentes setores, para ajudá-los a aproveitar todos os benefícios da IoT. Muitas dessas inovações estão expostas na matriz da IBM Watson IoT em Munique, que hoje sedia a primeira Cúpula Genius of Things, evento que reúne profissionais da IBM, clientes, parceiros e influenciadores. Na Genius of Things, os participantes examinarão como os clientes Watson IoT estão implantando soluções de IoT para impulsionar resultados excepcionais.

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