NSK migra ERP para dar suporte às áreas fabril e financeira

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A NSK Brasil, subsidiária da gigante japonesa fabricante de rolamentos, acaba de finalizar a migração de dois sistemas ERP de suas áreas financeira e produtiva. Ao mesmo tempo, a empresa dá início a um projeto global para desenvolver um software para a área comercial, que será único para todas as unidades do grupo e dará suporte às operações mundiais de SCM (Supply Chain Management).

A implementação, segundo o gerente de TI da NSK, Alexandre Jurca, possibilitou que a fábrica de Suzano, no interior de São Paulo, reduzisse o tempo de produção de rolamentos. Algumas linhas, que antes demoravam até 28 dias para serem produzidas, agora levam menos de cinco dias. Apesar de haver uma tendência no mercado por um único sistema ERP, a NSK optou pela adoção de três sistemas que atendessem às necessidades específicas de cada área.

Há menos de uma década, a fábrica da NSK Brasil não contava com sistemas de gestão. Os processos produtivos eram controlados por meio de programas isolados e com o uso de uma planilha Excel. Foi em 1998 que a empresa deu um grande passo e instalou o ERP Glóvia para controlar suas operações. Em 2005, iniciou a migração para a última versão do sistema. A instalação foi concluída em janeiro deste ano e representou a diminuição de aproximadamente 70% das customizações que havia sido feitas.

O investimento em TI foi necessário para a NSK se adequar aos avanços da área de produção, dando suporte à eliminação do estoque intermediário (estoque de peças entre as fases produtivas) e redução do lead time (tempo de produção). A melhoria aplicada no processo de produção tornou-se parâmetro para as outras 54 fábricas do grupo.

Hoje, a unidade brasileira tem capacidade para produzir 50 milhões de rolamentos anuais. ?A empresa precisava de um controle rigoroso dos processos e mais eficiência ao longo do ciclo de produção. Com a migração, daremos suporte ao conceito de ?manufatura enxuta?. Assim, atingiremos resultados concretos, como prazos compactos e redução de custos?, avalia Jurca.

Em 2000, a NSK foi uma das primeiras empresas do Brasil a utilizar o Peoplesoft, da Oracle. A companhia adquiriu módulos para cobrir a área financeira, mas precisou fazer inúmeras modificações para adaptá-lo às particularidades do mercado brasileiro, com seus diferentes impostos e leis. Em 2005, a NSK começou nova empreitada: a atualização do sistema e as correções para a localização do software, concluída no início deste ano. Com isso, a empresa pretende diminuir os custos com a customização do sistema e explorá-lo ao máximo.

Atualmente, a NSK Brasil participa da elaboração de um sistema completo com a matriz japonesa para controlar globalmente o fluxo da cadeia de suprimentos. Devido ao sucesso alcançado em projetos como o de e-learning, a subsidiária brasileira foi incumbida de desenvolver o design das telas para o novo sistema comercial. Após a implantação desse sistema, todas as unidades do grupo terão informações sobre produção, estoque e vendas em tempo real, possibilitando maior controle das operações.

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