Ford investe em startups e expande equipe de desenvolvimento para lançar veículos autônomos em 2021

0

A Ford anunciou importantes iniciativas visando à produção em escala comercial de veículos autônomos a partir de 2021. A montadora está investindo ou colaborando com quatro startups para acelerar o desenvolvimento desses carros e vai duplicar a sua equipe no Vale do Silício, na Califórnia.

O anúncio oficial foi feito por Mark Fields, presidente mundial da Ford, ao dizer que produzir veículos autônomos em 2021 faz parte do plano Ford Smart Mobility. O objetivo da empresa, segundo ele, é ser líder em veículos autônomos, conectividade, mobilidade, experiência do cliente e análise de dados.

"A próxima década será definida pela automação do automóvel e acreditamos que os veículos autônomos terão um impacto tão significativo na sociedade como a linha de montagem móvel da Ford teve há 100 anos", disse Fields. "Estamos comprometidos em colocar nas ruas um veículo autônomo capaz de melhorar a segurança e resolver os desafios sociais e ambientais para milhões de pessoas, e não somente daqueles que podem pagar por veículos de luxo."

O primeiro carro totalmente autônomo da Ford, após mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento nessa área, será um modelo classificado como nível SAE 4, ou seja, sem direção e pedais de acelerador e freio. Ele está sendo projetado especialmente para serviços comerciais de mobilidade, como compartilhamento e carona, com produção em escala.

"A Ford vem desenvolvendo e testando veículos autônomos há mais de dez anos", diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. "A nossa capacidade de combinar o software e a tecnologia de sensores com a engenharia sofisticada necessária para a fabricação de veículos de alta qualidade nos dá uma vantagem estratégica. Isso é o que é preciso para tornar os veículos autônomos uma realidade para milhões de pessoas em todo o mundo".

Este ano, a Ford vai triplicar a sua frota de veículos autônomos de teste para cerca de 30 Fusion Hybrid autônomos rodando em estradas da Califórnia, Arizona e Michigan. O plano é triplicar novamente a frota no próximo ano. A Ford foi a primeira fabricante de automóveis a testar seus veículos na Mcity, ambiente urbano simulado da Universidade de Michigan, a primeira a testar publicamente veículos autônomos na neve e também à noite, no escuro total, como parte do desenvolvimento dos sensores LiDAR.

Parcerias estratégicas

Para trazer ao mercado um veículo autônomo em 2021, a Ford anunciou quatro investimentos e parcerias importantes que vão expandir a sua pesquisa em algoritmos avançados, mapeamento 3D, LiDAR e sensores de radar e câmera.

A Ford investiu na Velodyne, líder em detecção de luz e sensores de perímetro (LiDAR), baseada no Vale do Silício. O objetivo é acelerar a produção em massa de um sensor LiDAR automotivo mais acessível. A Ford tem um longo relacionamento com a Velodyne e foi uma das primeiras a usar o LiDAR tanto para mapeamento de alta resolução como para direção autônoma, há mais de dez anos.

A Ford adquiriu a SAIPS, empresa de visão computacional e aprendizagem de máquina baseada em Israel, para reforçar a sua experiência em inteligência artificial. A SAIPS desenvolveu soluções algorítmicas de processamento de imagem e vídeo, aprendizagem profunda, processamento e classificação de sinal. Essa experiência vai ajudar os veículos autônomos da Ford a aprender e se adaptar às condições do ambiente.

A Ford tem um acordo de licenciamento exclusivo com a Nirenberg Neuroscience, empresa de visão de máquinas fundada pela neurocientista Sheila Nirenberg, que desvendou o código neural usado pelo olho para transmitir informação visual ao cérebro. Isso levou a uma plataforma poderosa de visão de máquina para navegação, reconhecimento facial e de objetos e outras funções, com muitas potenciais aplicações. Ela já está sendo aplicada, por exemplo, em um dispositivo para restaurar a visão de pessoas com doenças degenerativas na retina. A parceria com a Nirenberg Neuroscience vai ajudar a trazer inteligência similar à humana para os módulos de aprendizado do sistema de direção virtual dos veículos autônomos da marca.

A Ford investiu ainda na Civil Maps, empresa da Califórnia, para ampliar sua capacidade de mapeamento 3D de alta resolução. A Civil Maps desenvolveu uma técnica inovadora de mapeamento 3D, mais eficiente que os processos existentes.

A Ford também está expandindo suas operações do Vale do Silício, com a criação de um campus dedicado em Palo Alto. Com dois novos edifícios, ele vai adicionar cerca de 14 mil metros quadrados às áreas de trabalho e laboratórios, ao lado do atual centro de pesquisa e inovação, como parte do plano de dobrar o tamanho da equipe de Palo Alto até o final de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.