Novo e-Democracia terá teste com usuários

0

Entre os novos produtos do Câmara Aberta lançados nesta quarta-feira,14, pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está uma nova versão do e-Democracia, plataforma de participação social no processo legislativo. O objetivo é liberar nesta etapa duas ferramentas para teste dos usuários: o Wikilegis, que permite a construção colaborativa de projetos de lei, e o Expressão, para a realização de debates mais estruturados sobre temas legislativos.

Um dos principais serviços da versão antiga, as salas interativas, nas quais os cidadãos podem acompanhar e participar das audiências públicas das comissões técnicas da Casa, permanecem na nova plataforma.

O Câmara Aberta faz parte do esforço da Câmara dos Deputados em atender ao propósito do Parlamento Aberto, compromisso do qual fazem parte legislativos de várias nações e que se pauta pela transparência e disponibilização de canais que promovam a interação com a sociedade.

NetFlix do Legislativo

Para facilitar a vida do usuário, o novo e-Democracia conta com a funcionalidade de recomendação de discussões e projetos relativos a temas legislativos conforme as preferências indicadas. É um serviço semelhante a plataformas que apresentam títulos de filmes e de séries de televisão de acordo com o perfil de cada usuário.

Assim, ele poderá, ao entrar no e-Democracia, escolher entre os temas de seu interesse e receber os links para os debates e projetos disponíveis. Na próxima versão da plataforma, será possível também receber as recomendações sobre as audiências públicas interativas.

Processo colaborativo

O Wikilegis permite a colaboração dos cidadãos na elaboração das leis. Os usuários podem participar do debate e da construção dos projetos de lei junto com os deputados, registrar opinião sobre o assunto, concordar ou não com as ideias de outros participantes e, inclusive, sugerir mudanças diretamente no texto a partir de sua experiência ou conhecimento no tema.

Todas as colaborações são registradas e encaminhadas ao deputado relator do projeto para avaliação antes de ele entregar seu parecer à comissão técnica, de forma que as sugestões possam ser aproveitadas. O relatório final das participações apresenta um ranking de propostas de acordo com o volume de apoiamento dos usuários. Ou seja, os trechos do texto legislativo com mais comentários e número maior de curtidas recebem prioridade, facilitando a visualização dos pontos de maior interesse popular.

O Wikilegis foi desenvolvido em software livre para que possa ser aproveitado por outras Casas Legislativas. Como teve uma receptividade muito positiva de outros Parlamentos, já está sendo adaptado no Chile para o idioma espanhol.

Interação com deputados

O Expressão é uma ferramenta de debates sobre temas em análise na Câmara, mais moderna e funcional, que conta com design amigável e navegação intuitiva. O usuário consegue, de uma forma bem prática, compreender o contexto do debate, participar e identificar os temas que contam com a participação de deputados, para interagir diretamente com eles. Entre vários recursos, o Expressão possui elementos de jogos (gamificação), como o destaque especial para usuários que participarem mais.

Todo o conteúdo do e-Democracia poderá ser utilizado por meio de APIs, que permitirão que os usuários criem sua própria visualização de dados desse conteúdo em seus sites.O novo e-Democracia também é responsivo, ou seja, está adaptado para ser utilizado em qualquer dispositivo, seja desktop ou smartphones. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.