Usina São João inicia processo de transformação digital

0

Com mais de 75 anos de atuação no mercado brasileiro de açúcar, etanol e energia elétrica, a Usina São João é também uma das pioneiras do agronegócio a iniciar sua jornada de transformação digital. Desde 2017 a usina vem colocando em prática o projeto Aprimora+ Digital, com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos.

Previsto para ser realizado em três ondas, o projeto contou com o suporte da T-Systems Brasil na implementação da primeira onda.

O especialista em TI da Usina São João, Fabrício Liani, explica que o Aprimora+ Digital foi fruto de um pré-projeto, realizado com a assessoria da KPMG, que definiu um roadmap de melhorias para a companhia.

"Dentro deste projeto, ficou definido que a área de TI passaria por três ondas de melhorias", diz. Chamada Onda Emergencial de Prioridades, a primeira onda previa a modernização da infraestrutura da usina. Na onda seguinte seriam habilitadas funções de negócios, mobilidade e BI (Business Intelligence) e, na terceira, estava previsto um período de estabilização.

Liani lembra que, para a execução a primeira onda, a Usina São João realizou um rigoroso processo de escolha do parceiro, acabando por escolher a T-Systems Brasil. O projeto previa a migração do SAP ECC4 com banco de dados Oracle para o SAP Suíte on HANA, com uso do banco de dados do HANA e funções de mobilidade do SAP Fiori.

"Para escolher o parceiro, rodamos vários relatórios SAP, avaliamos a capacidade técnica e funcional e fizemos entrevistas e avaliações sobre estes critérios", lembra Liani. O processo também incluiu uma série de benchmarks realizados com usuários. "Isso nos deu base técnica para fazer a escolha. Depois, discutimos com a T-Systems o roadmap de migração e eles toparam realizar o projeto no prazo que propusemos", comemora.

Operação no prazo

De acordo com o Comitê Executivo do Projeto, a migração do sistema de gestão e de toda a infraestrutura da Usina para o T-Center, foi concluída dentro do prazo de três meses, permitindo à Usina São João entrar em operação com a nova estrutura ainda em 2019.

Hoje a empresa se prepara para entrar na segunda onda de implementação mas, como reconhece Liani, só a mudança na infraestrutura já trouxe melhorias. "Hoje estamos operando com mobilidade e temos uma clara percepção de melhora no desempenho do data center, tanto no nível estratégico como no operacional", afirma, citando uma melhora de 65% no desempenho da nova infraestrutura.

Agora a empresa se prepara para iniciar a segunda onda de implementações, que prevê a habilitação de funções de negócio, mobilidade e BI. "Existem processos core do agronegócio para os quais a SAP está anunciando uma série de soluções e elas já devem entrar nesta segunda onda", revela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.