Apple confirma novos iPads e anuncia início da operação do Apple Pay na segunda-feira

0
Conforme havia antecipado este noticiário na manhã desta quinta-feira, 16, a Apple anunciou seus novos modelos de iPad, em um evento em sua sede em Cupertino, na Califórnia. A empresa também aproveitou para apresentar um novo modelo do computador iMac com resolução de alta qualidade e informar que seu novo serviço de pagamento móvel Apple Pay será lançado na segunda-feira, 20, com apoio de mais de 500 bancos em todo o mundo.
Os dois novos modelos de tablets são o iPad Air 2, cujo preço começa em US $ 499 nos EUA, e o iPad Mini 3, que custa US $ 399. A liberação de encomendas começa nesta sexta-feira, 17, e as remessas têm início na próxima semana, informou a Apple.  O preço do iMac começa em  US$ 2.499 , na configuração básica, e o embarque do equipamento também começa na próxima semana.
O anúncio já era esperado porque, numa distração da Apple, normalmente rigorosa em relação ao sigilo no lançamento de produtos, ela deixou vazar imagens e alguns detalhes sobre seus novos iPads no site iTunes nesta quinta-feira, 16, o que reacendeu as especulações no mercado de que a empresa anunciaria uma nova linha de tablets, em razão da acentuada desaceleração nas vendas.

Cenário, aliás, que não atinge somente a Apple. Um estudo recente do Gartner projeta que as remessas de tablets em todo o mundo devem crescer 11% neste ano, o que, se confirmado, representará uma retração de 55% em número de unidades na comparação com 2013. Em contrapartida, o instituto de pesquisas estima que os embarques de smartphones vão aumentar 35% neste ano.

Para analista de mercado, o novo lote de iPads pode levar a retomada do crescimento das vendas de tablets pela Apple.

As imagens foram vazadas no guia oficial do seu novo sistema operacional iOS 8, na quarta-feira, 15, e mostravam os dois novos iPads — o iPad 3 Mini e o iPad Air 2.

Linha reformulada

A Apple praticamente reformulou o mercado de tablets, quando há quatro anos introduziu o iPad — o último grande novo produto lançado por Steve Jobs. As vendas iniciais foram bastante fortes, mas a demanda começou a diminuir no ano passado. A receita com o iPad caiu em quatro dos últimos cinco trimestres. No ano passado, a Apple lançou o iPad Air, mais fino, com uma tela de 9,7 polegadas, e acrescentou um display de alta resolução no iPad Mini. Mas isso não alterou significativamente o panorama das vendas do aparelho.

Parte do problema é que os consumidores de iPad não estão substituindo seus tablets com a frequência como que trocam seus smartphones. De acordo com dados da Kantar Worldpanel Comtech, quase 50% dos iPads em uso são o iPad original e o iPad 2 — que foram lançados em 2010 e 2011, respectivamente.

Para incentivar esses consumidores a trocar seus tablets, a Apple estaria preparando um iPad maior, de 12,9 polegadas, com uma tela de alta resolução, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto disseram ao The New York Times. A fabricante havia planejado para iniciar a produção do novo iPad neste ano, mas tem adiado o calendário para dar mais tempo aos fornecedores para atender a demanda.

O iPad maior é parte da estratégia da Apple para posicionar seu tablet como o principal dispositivo de computação no ambiente de trabalho. Em julho, a empresa anunciou uma parceria com a IBM para desenvolver aplicações móveis para diferentes setores. Conforme os termos do acordo, a IBM também irá vender iPhones e iPads para seus clientes corporativos.

Notícia atualizada às 15h32.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.