Nesta terça, SBTVD começa a ganhar cara definitiva

0

Acontece nesta terça, 17/1, a reunião em que o CPqD apresentará, pela primeira vez, o consolidado dos estudos feitos em relação ao projeto do Sistema Brasileiro de TV Digital.

Não se espera para esta reunião, da qual participarão 11 ministros, uma conclusão, ou seja, o CPqD não deverá dizer que o melhor padrão é X, Y ou Z.

O que deve ser apresentado é um consolidado daquilo que foi desenvolvido pelas universidades, quais tecnologias são necessárias para que se alcancem diferentes objetivos (como alta definição, mobilidade, inclusão digital, multicanalização etc), como os padrões internacionais se adaptam a cada um desses objetivos e quais as variáveis que devem ser consideradas do ponto de vista de impactos de mercado, mudanças regulatórias, ganhos sociais etc.

São estas variáveis que embasarão a decisão política sobre o padrão a ser adotado. Depois desta reunião, espera-se que os ministérios manifestem, individualmente, suas posições. O Ministério das Comunicações, como coordenador, deve ter papel de destaque nessa fase opinativa sobre as conclusões.

Da mesma forma, as entidades do Conselho Consultivo devem ser chamadas a se manifestarem. Tudo isso corre até o dia 10 de fevereiro, quando o presidente Lula recebe as conclusões finais do ministro Hélio Costa, e a partir daí é que será tomada uma posição.

Paralelamente, a Casa Civil trabalhará na forma de operacionalizar, do ponto de vista regulamentar, as mudanças necessárias para a implantação da TV digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.