Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Amazon pode criar sistema próprio de pagamento móvel

Amazon pode criar sistema próprio de pagamento móvel

0
Publicidade

 A Amazon pode estar se preparando para criar um sistema próprio de pagamento online e passar a concorrer diretamente com o PayPal, serviço de pagamento online controlado pelo eBay. Os rumores ganharam dimensão no mercado internacional após a patente registrada em 2009 pela varejista online ter sido publicada na última terça-feira, 16, pelo Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês). A tecnologia limita a quantidade de dados trocada entre os envolvidos em uma transação de pagamento móvel (mobile payment).

A patente descreve que pagamentos móveis anônimos permitem que usuários façam ou recebam pagamentos sem revelar informações pessoais ou privadas. Para isso, é preciso fazer um registro antes de obter o serviço que, segundo o blog de tecnologia TechCrunch, seria a criação de uma “conta” presumivelmente operada pela Amazon. Com o serviço, os usuários recebem códigos temporários, que expiram após a finalização da transação. Nenhuma informação, seja do vendedor ou do comprador, é revelada, sendo a Amazon a única envolvida com a identidade das duas partes. Se implantado, o serviço concorrerá diretamente com o PayPal e outros sistemas intermediários de pagamento, conhecidos por garantir operações seguras entre usuários em sites de leilões e lojas virtuais. 

O blog destaca que a Amazon vem trabalhando com novas formas de pagamento móvel desde o ano passado, quando rumores diziam que a varejista buscava cadeias menores de fornecedores de pagamento com ofertas significativamente mais baixas em taxas de processamento de cartões de crédito para comerciantes.

Smartphone próprio

Outro rumor é que a Amazon estaria desenvolvendo um smartphone próprio. O assunto inundou a rede mundial após fontes ligadas à empresa afirmarem ao TechCrunch que a varejista comprou a Evi. A Amazon teria desembolsado US$ 26 milhões pelo software de assistente pessoal por voz da empresa. Quando surgiu, nos Estados Unidos, a Evi chegou a ter seu aplicativo banido da Apple Store por se parecer demais com a Siri, assistente pessoal desenvolvida pela Apple. Após algumas modificações, a companhia voltou a inserir seu software na loja de apps da fabricante. A tecnologia da Evi também está disponível para Android.

Procurada pelo site, a Amazon não quis comentar o assunto.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile