Comissão Trabalhista da Califórnia define que motorista do Uber tem vínculo empregatício

0

A Comissão Trabalhista da Califórnia, nos Estados Unidos, considerou que uma motorista do aplicativo de caronas Uber em San Francisco é funcionária da empresa, e não uma prestadora de serviços autônoma. O órgão concluiu que por estar "envolvida em todos os aspectos da operação" isso configura vínculo empregatício com o serviço.

Em um parecer arquivado no Tribunal Estadual da Califórnia, na terça-feira, 16, a comissária do trabalho Stephanie Barrett rejeitou o argumento de que se trata de um modelo de negócio classificado como economia partilhada e decidiu que a motorista tem direito à indenização. O caso teve início com uma ação movida pela motorista chamada Barbara Ann Berwick, que argumentou a empresa lhe devia dinheiro para cobrir os custos incorridos durante a condução dos usuários do aplicativo.

O Uber sustentou que seus motoristas são prestadores de serviço, e não funcionários, e que o serviço "nada mais é do que uma plataforma de tecnologia neutra".

Com base nas evidências, a Comissão concluiu que o Uber controla as ferramentas que os motoristas usam, monitora seus índices de aprovação e encerra seu acesso ao sistema se os ratings ficarem abaixo de 4,6 estrelas.

A Comissão destacou em um comunicado, porém, que a decisão sobre esse caso em particular não significa que essa é uma interpretação sacramentada. "A avaliação do comissário do trabalho para saber se alguém é um contratante independente do serviço ou um empregado será feita caso a caso, com base nos fatos", diz o comunicado.

Ainda assim, a decisão pode estimular mais reclamações de motoristas do Uber na Califórnia, atuais e antigos, que poderão considerar que são empregados da empresa e, portanto, há o risco de que pleiteiem ter direito a ser indenizados pela empresa. Ela também pode colocar mais lenha na fogueira e dar mais munição para os sindicatos de motoristas que têm pedido a proibição do serviço, na Califórnia e em outros lugares do mundo. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.