A tendência de cloud híbrida

0

Na última década, a computação em nuvem tornou-se um dos temas mais discutidos pela indústria de TI e pelos CIOs. A realidade hoje é que a maioria das organizações já usa algum tipo de solução em cloud e, o mais importante, as empresas venceram o medo inicial de adoção desses ambientes, ao experimentarem resultados concretos em termos de flexibilidade, eficiência e redução de custos.

Apesar do avanço na adoção da nuvem, a gestão do consumo e do acesso aos ambientes em cloud continua a ser um desafio para os gestores de TI, que precisam administrar múltiplas plataformas e utilizações. O que tem levado a uma tendência cada vez maior de uso das nuvens híbridas, que combinam sistemas e aplicações em cloud pública e privada.

Um recente estudo global realizado pela Penn Schoen Berland Research, a pedido da Dell – com 1.050 decisores de TI de organizações em todo o mundo – identificou que nove em cada dez executivos consideram que o uso de nuvens híbridas representa uma importante tendência para preparar os ambientes tecnológicos para o futuro.

Além disso, a pesquisa revela que os responsáveis por TI são duas vezes mais propensos a escolher uma nuvem híbrida, em comparação com data centers próprios ou uso exclusivo de nuvens públicas e privadas. Além disso, entre os entrevistados, 78% admitem que planejam trazer parte das aplicações que estão na nuvem pública para a nuvem privada. O que demonstra uma tendência de equilíbrio entre esses dois ambientes.

Junto com a própria demanda do negócio, em relação à segurança, privacidade dos dados e a questões regulatórias, essa migração de parte das aplicações das nuvens públicas para privadas reflete o amadurecimento dos CIOs e executivos de TI em relação ao uso de cloud, associado à evolução das tecnologias para construção dessas nuvens privadas, com soluções escaláveis, com custos cada vez mais acessíveis e fáceis de gerenciar.

Na prática, ao trazer parte das aplicações que estão nas nuvens públicas para privadas, os gestores de TI estão retomando parte do controle e segurança desses ambientes, para atender melhor às necessidades do negócio, mas sem aumentar custos, complexidade de gestão e facilidade de acesso por parte dos usuários.

Ou seja, a decisão entre o uso de cloud pública, privada ou data center próprio deixa cada vez mais de ser uma preocupação exclusiva de TI para transformar-se em uma decisão baseada nas reais necessidades do negócio em relação às diferentes cargas de trabalho. E, nesse contexto, o conceito de nuvens híbridas tende a consolidar-se como uma realidade para grande parte das organizações.

João Bortone, diretor de Produto e Soluções Empresariais da Dell para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.