Gigantes do setor financeiro lançam tecnologia que aumenta taxa de aprovação das compras no e-commerce

0

O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, Itaú Unibanco e a Mastercard anunciam que acabam de realizar a primeira transação online autenticada EMV 3DS (versão 2.1) para compras com os cartões de crédito na plataforma Mercado Livre.

A tecnologia promete revolucionar o e-commerce ao aumentar as taxas de aprovação das compras online com cartão de crédito e débito ao promover transações tão seguras e convenientes quanto as realizadas no mundo físico. Para os cartões de débito, as empresas esperam realizar a primeira transação no decorrer do ano.

A autenticação é possível graças à integração da plataforma Mercado Pago às soluções da Mastercard denominadas Identity Check e Smart Interface, que permite o uso do protocolo 3DS 2.0, que eleva a taxa de aprovação da compra online para o nível dos pagamentos presenciais, com índices em torno de 100%.

A inovação aprimora a experiência do consumidor e contribui para o aumento das taxas de conversão no e-commerce. O incremento da quantidade de dados reduz as chances de que uma compra online legítima não seja aprovada por falta de informação.

A autenticação EMV 3DS usa a tecnologia de machine learning para fazer uma análise de risco considerando uma quantidade maior de dados do usuário e do vendedor.

O mapeamento inclui dados do aparelho (IP do computador, endereço do estabelecimento, compras via desktop ou mobile etc) que ajudam na tomada de decisão que envolve bancos, adquirentes, empresas de pagamento e bandeiras, facilitando a autenticação da compra online.

A integração desse sistema à plataforma do Mercado Pago vai oferecer mais uma camada de segurança de última geração oferecendo mais proteção às compras online.

Como funciona a autenticação EMV 3DS

Solicitação. No instante do pagamento, o Mercado Pago envia as informações criptografadas à Smart Interface da Mastercard, uma solução que provê a comércios, adquirentes e provedores de serviços de pagamento um modo simples de usar o protocolo EMV 3DS e solicitar autenticação durante um pagamento online.

Autenticação. Por meio das informações recebidas, a autenticação pelo emissor pode ocorrer de duas maneiras:

– Pagamento sem fricção: de forma instantânea e transparente, o pedido de pagamento é autenticado considerando exclusivamente os dados encriptados enviados pelo Mercado Pago às soluções da Mastercard Smart Interface e Identity Check.

– Autenticação em multi fatores: Após o recebimento de dados, o banco emissor pode solicitar ao usuário uma confirmação adicional (variável segundo cada banco, e que pode ser validação por SMS, biometria, reconhecimento de voz ou facial etc.) para autenticar a compra.

• Confirmação. Após a autenticação, a tecnologia EMV 3DS da Mastercard envia ao Mercado Pago um tolken criptografado, que confirma que a solicitação do usuário foi autenticada.

Finalização. Mercado Pago repassa as informações criptografadas ao banco, que toma conhecimento que a solicitação foi autenticada, finalizando a compra em poucos segundos.

Benefícios do protocolo

PARA CONSUMIDORES:

• Aumento da taxa de aprovação de compras, melhorando a experiência de compra com cartão de crédito e débito.
• Transação tão segura e conveniente quando a realizada em uma loja física. É como se fosse uma autenticação criptografada com senha feita no momento em que se insere o cartão na máquina POS, mas no mundo online.
• Melhor experiência do usuário, não é necessário preencher formulários, acessar janelas adicionais e internet banking (cartão de débito) ou digitar várias senhas.
• Transações autenticadas pelo computador ou pelo celular.

PARA COMERCIANTES

• Amplia a taxa de aprovação, contribuindo para o aumento das vendas.
• Ajuda a reduzir chargeback e abandono de carrinho.
• Promove experiência de autenticação em qualquer navegador ou aplicativo móvel.
• Melhora da experiência do cliente e gera fidelização.

PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS:

• Fornece muito mais informações, permitindo decisões mais assertivas e reduzindo fraudes.
• Levantamento contínuo de dados atualizados, como dispositivos utilizados (computador, celular, app etc), localização, padrões comportamentais etc.
• Suporte para autenticação em carteiras digitais.
• Oferece visão única dos clientes, permitindo proporcionar experiências personalizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.