Por que criar uma loja corporativa de aplicativos?

0

Milhões de pessoas no mundo utilizam todo tipo de aplicações para realizar diferentes atividades pessoais. O uso de aplicativos móveis encerrou o ano de 2013 com um aumento de 115% segundo dados da Flurry Analytics. Esta tendência está relacionada não apenas com as atividades da vida pessoal: muitas dessas aplicações são usadas para realizar ou dar suporte a algum processo das tarefas profissionais. É por isso que as grandes empresas têm em seus projetos de TI o desenvolvimento de uma loja de aplicativos corporativos que habilite um ambiente confiável para realizar o trabalho em qualquer momento e lugar.

Trata-se de uma nova tendência dentro das empresas, que permitirá aplicações móveis empresariais seguras e que suportem a continuidade dos negócios. De acordo com a última pesquisa da Citrix sobre mobilidade, 41% das empresas no mundo estão modificando os processos de gestão e virtualizando os aplicativos de trabalho e 47% estão implementando tecnologias para gerenciá-los.

A tendência de consumerização da TI tem levado à criação de uma ampla gama de aplicativos móveis desenhados para que os usuários sejam mais produtivos, permitindo acessar notas, editar documentos, manejar gastos e sincronizar arquivos em dispositivos móveis. Contudo, para os setores de TI, as aplicações podem significar um risco para os dados da empresa, a rede de trabalho e o cumprimento das normas corporativas. Neste sentido, a TI deve encontrar uma maneira de reduzir os riscos e permitir que os usuários tenham vantagens com os potenciais benefícios dos aplicativos móveis.

Criar uma app store não apenas atende às expectativas dos usuários como ainda permite que ele selecione e use os aplicativos desejados com apenas um clique, utilizando o melhor de cada aplicativo ou a soma de dois ou mais deles. Além de atender às necessidades de seus colaboradores, a empresa garante que todos os protocolos de segurança exigidos sejam cumpridos, já que os aplicativos estarão alocados no servidor da corporação. O Gartner estima que, em 2017, 25% das empresas terão lojas de aplicações corporativas. [1]

Uma solução comum para gestão e aplicativos móveis implica em seis outras etapas: identificar a aplicação, firmar contratos com o desenvolvedor dos aplicativos, obter os arquivos binários da aplicação, adotar o sistema de segurança, verificar o aplicativo e em seguida disponibilizá-lo para os usuários na loja de aplicativos corporativos. Este processo deve se repetir quando houver atualização do aplicativo ou do sistema operacional móvel, ou quando a segurança SDK do aplicativo é alterada. Entretanto, atualmente, um terceiro pode administrar esse processo por completo para a TI providenciar o suporte ponto a ponto, eliminando a complexidade de converter aplicativos móveis comuns em listas de aplicações para a empresa.

A mobilidade empresarial é um fenômeno que não vai parar e as companhias precisam de soluções completas para prover aos funcionários o acesso seguro aos aplicativos corporativos. Entre as preocupações mais frequentes da área de TI está a capacidade de gerenciar a informação de maneira segura em 46% e garantir a proteção dos aplicativos em 44%. Mas acessar a loja de aplicativos corporativos a partir do dispositivo preferido e encontrar listas de aplicações para realizar o trabalho, independentemente do lugar onde esteja, e baixar os protocolos de segurança da informação caso seja necessário, já é uma realidade para os profissionais.

Para mobilizar a força de trabalho é necessário mais do que gestão de dispositivos móveis: as empresas precisam contar com ecossistemas de soluções integradas que contemplem a administração dos aplicativos. Contar com uma loja de aplicações, amparada em soluções de virtualização e nuvem tem muitos benefícios, é possível reduzir custos de propriedade das aplicações na internet, garantir a disponibilidade sem interrupções e a segurança da informação.

*Luis Banhara é diretor geral da Citrix Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.