Estudo aponta o avanço do nível da automação no Brasil

0

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, com o apoio da GfK Brasil, aponta o nível de automação no país nos segmentos de indústria, comércio e serviços, além da adoção de novas tecnologias pelo consumidor brasileiro. O estudo "Diagnóstico da automação no Brasil", tem o objetivo de auxiliar empresas a se posicionarem no mercado e a estarem prontas para novas demandas. A influência que os recursos tecnológicos causam no comportamento do consumidor e como esse fenômeno alterou a interação entre ele, empresas e produtos também são analisados no estudo – realizado trimestralmente; esses resultados são o acúmulo da visão de três edições.

De acordo com João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, a entidade pretende fornecer à comunidade de negócios o entendimento da dinâmica da automação no país. "Ao mostrar como empresas e consumidores adotam a tecnologia e automatizam seus processos, temos mais orientação sobre os caminhos a trilhar para evoluir e inovar cada vez mais." Oliveira conclui que a tecnologia está diretamente ligada à evolução do uso da automação. Tanto consumidores quanto empresas, de maneiras diferentes, buscam a automação para agilizar os seus processos, facilitar a sua vida e ter ganhos.

Consumidor e tecnologia

Para compreender a automação na vida dos consumidores, o estudo foi dividido em seis frentes: acesso à internet, eletrodomésticos/eletroeletrônicos, o uso de aplicativos de celulares, a automação residencial, tecnologias no carro e o uso de itens pessoais como os wearables (tecnologias vestíveis). Em 2.003 entrevistas em todas as capitais brasileiras com consumidores acima de 18 anos, das classes A, B e C, foi possível identificar o quanto as tecnologias facilitadoras estão presentes na vida das pessoas e sua intenção de intensificar o uso no futuro. O consumidor relaciona a automação diretamente à tecnologia e inovação. Segurança e economia foram outros benefícios apontados.

Grande parte da amostra possui celular (97%), sendo que 71% deles são smartphones. 94% dos entrevistados têm acesso à internet por meio do wi-fi em suas residências. Em média, os entrevistados possuem 11 categorias diferentes de aplicativos, sejam eles para se comunicar, relacionar, assistir a filmes ou ouvir músicas.

Os entrevistados possuem, em média, seis eletrodomésticos/eletrônicos em suas residências e pelo menos um deles permite o acesso à distância. Isto é, o consumidor consegue programa-los ou monitorá-los remotamente pela internet e/ou aplicativo. Cerca de 15% dos entrevistados têm pelo menos um item pessoal inteligente (wearables). Os mais citados são relógios com monitoramento cardíaco e de treino. E é no automóvel que o consumidor convive mais com a automação. Sensor de ré, bluetooth, computador de bordo e controles no volante já são considerados itens comuns. Os mais recorrentes são bluetooth, em 41%; sensor de ré, em 38%; e painel digital, em 31% dos carros. 25% dos entrevistados afirmam possuir carro com câmbio automático e controles no volante.

É possível afirmar que a automação está presente na vida do consumidor e ele percebe seus benefícios. 82% dos entrevistados pretendem melhorar a automação da sua vida já nos próximos 12 meses com a aquisição de novos produtos e dispositivos, pois a conexão de smartphones a eletrodomésticos, câmeras (na casa e no condomínio) e no painel digital (no carro) já faz parte do cotidiano.

Pessoa jurídica

Maior produtividade com maior qualidade nos seus produtos. Essa tem sido a meta das empresas nos últimos anos. O estudo deixa claro que o conceito de automação é plenamente difundido nas empresas, que é visto como um dos caminhos para a produtividade e a inovação. Enquanto o conceito de automação para a indústria está mais ligado à produção e logística com o uso de maquinário, esteiras e sensores óticos, para o comércio e serviços ele se amplia a todos os equipamentos que tornam os processos mais eficientes – incluindo sistemas de gestão do ponto de vendas e de estoque.

Na indústria, foram entrevistadas 1.478 empresas de todos os portes e em todas as capitais do país. Em comércio/serviços foram realizadas 2.169 entrevistas com empresas de todos os portes e abrangência nacional. Nos dois casos, a margem de erro é de 2,5% para mais ou menos.

A indústria relaciona automação a seis principais frentes: sistemas, logística, fábrica, atendimento, relacionamento com o colaborador e relacionamento com o cliente. Além de outras ferramentas que auxiliam seus processos, em 37% das indústrias o Customer Relationship Management (CRM) é a ferramenta usada para se relacionar com o cliente. O Business Inteligence é usado em 34% dos casos. Já o Material Requirement Planning (MRP-Planejamento de Necessidade de Materiais), é usado por 33% das indústrias entrevistadas.

Em duas frentes, fábrica e logística, a indústria demonstra alta maturidade nos seus processos. As fábricas têm em média 5,51 linhas de produção, sendo que 68% delas são automatizadas – processos realizados com máquinas sem intervenção humana. As ferramentas para recebimento de notas fiscais via sistema XML são usadas por 93% das empresas. A comunicação com os fornecedores para essa finalidade é padronizada em 75% dos casos. E os sistemas que disparam avisos para o setor de compras e vendas quando o estoque atinge nível crítico está presente em 49% dos casos. Além disso, 76% da amostra possui um canal de atendimento ao cliente e, 32% possuem Unidade de Resposta Audível (URA).

Comércio/Serviços

Logística, sistemas, atendimento, loja, relacionamento com o colaborador e relacionamento com o cliente são as frentes de automação do segmento comércio/serviços. Os sistemas de gestão estão presentes em 53% das empresas. Outras ferramentas são bem difundidas como o CRM, adotado por 31% das empresas entrevistadas; e os sistemas de Business Intelligence (BI), adotados por 29%. O Sistema de Gerenciamento de Armazém (Warehouse Management Systems-WMS) está em 16% dos casos.

A comunicação com fornecedores já é padronizada em 62% dos casos e em 41% o estoque envia mensagens automáticas quando há a necessidade de reposição. É importante destacar que pelo menos 62% do comércio têm leitor de código de barras e o meio de leitura é o laser em 97% dos casos. Das empresas que monitoram o comportamento de compra do cliente, 65% possuem um canal de atendimento ao cliente. 25% já identificam o perfil do consumidor. Desses 25%, 72% usam essa identificação para oferecer produtos e serviços de acordo com as suas preferências. Dos diversos canais de relacionamento com clientes nas empresas, 20% compartilham dados de comportamento de compra.

Os números demonstram os ganhos que empresas têm em seus processos com uso da automação e como o consumidor está muito mais conectado até mesmo no uso de um eletrodoméstico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.