Governo põe em consulta implantação de clusters para universidades

0

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento vai disponibilizar às universidades brasileiras a minuta do "Guia de Estruturação e Administração do Ambiente de Cluster", documento que contém referências para a utilização de cluster e grids em aplicações da administração pública brasileira.

A consulta dirigida à comunidade acadêmica ficará aberta durante 30 dias e em novembro o documento também será disponibilizado à sociedade em geral. As considerações recebidas durante essa consulta contribuirão para consolidar a versão final do documento que será lançada no próximo ano.

O documento apresenta uma política de utilização desses ambientes e traz ainda orientações gerenciais e técnicas para auxiliar a adoção dessas tecnologias pelos órgãos do governo. Na SLTI foi implantado um ambiente de cluster com 32 servidores e 64 processadores onde se encontra em operação, por exemplo, o portal de inclusão digital do governo federal.

O Guia de Estruturação e Administração do Ambiente de Cluster pode ser acessado no endereço: http://guialivre.governoeletronico.gov.br/guiacluster/ , onde também podem ser obtidas mais informações sobre o documento.

O grid é uma arquitetura de computação distribuída para o compartilhamento de recursos computacionais que possibilita aproveitar capacidades ociosas dos computadores de um órgão ou empresa. Já o cluster é um sistema que compreende dois ou mais computadores ou sistemas trabalhando em conjunto para executar aplicações ou tarefas cujas máquinas não teriam capacidade para realizá-las individualmente.

O documento será disponibilizado durante 18º Simpósio Internacional de Arquitetura Computacional e Alto Desempenho que ocorre de 17 a 20 de outubro, em Ouro Preto. Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, as tecnologias baseadas em clusters e grids e as aplicações de software livre vão permitir ao governo libertar-se de fornecedores proprietários e melhorar a eficiência dos sistemas governamentais com soluções mais baratas e eficazes. Ele lembrou que as arquiteturas de grids e clusters têm sido utilizadas por muitas universidades brasileiras para a solução de diferentes problemas computacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.