E-commerce registra variação de 2,53% nas vendas de setembro, aponta MCC-ENET

0

O volume de vendas no comércio eletrônico apresentou variação positiva de 2,53% em setembro de 2019, ante o mês anterior, conforme revela o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie. O indicador mostra ainda que o faturamento teve um aumento de 4,3% em setembro.

"Os dados de faturamento e de venda comprovam que setembro foi o segundo maior resultado positivo da série desde janeiro de 2018, perdendo apenas para a Black Friday do ano passado", afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie. "A Semana do Brasil, que aconteceu pela primeira vez em setembro deste ano, foi um grande incentivador para os dados expressivos".

Vendas online

A variação do índice de vendas no acumulado do ano até setembro é de 24,82%, enquanto que em relação ao mesmo período do ano passado foi de 8,07%. "Podemos ver neste dado um significativo aumento no ritmo das vendas", destaca Dias.

Na comparação por regiões, no mês de setembro, o Sudeste foi o líder em vendas online, com alta de 4,14% em relação a agosto, seguido pelo Sul, que apresentou um aumento de 1,45%. Em contrapartida, Norte, Centro-Oeste e Nordeste variaram negativamente: -5,86%, -4,74% e -0,15%, respectivamente.

No acumulado dos últimos 12 meses, todas as regiões tiveram variação positiva no índice de vendas: Nordeste (79,82%), Centro-Oeste (77,14%), Sul (67,01%), Norte (62,33%) e Sudeste (59,18%).

Faturamento

Na análise dos índices de faturamento do e-commerce, a variação em setembro foi de 4,33% em relação ao mês anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, foi de 73,39%.

Ao traçar o comparativo das regiões em setembro, duas regiões registraram queda: o Norte teve a maior variação negativa, com -3,94%, e Centro-Oeste caiu -1,43%. Já no Sudeste, Sul e Nordeste, a variação foi positiva: 6,11%, 3,76% e 1,52%, respectivamente.

Em agosto, o e-commerce representou 5,6% quando comparado ao mês anterior, no comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). Ao avaliar o acumulado dos últimos 12 meses, a participação é de 5,3%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.

Clique aqui para acessar o estudo completo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.