Aprovado projeto que obriga uso de dispositivos de acessibilidade em PCs beneficiados pela Lei do Bem

0

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1.569/11, do deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que torna obrigatórios dispositivos de acessibilidade em produtos de informática beneficiados pela chamada Lei do Bem, de 2005, que garante alíquota zero para PIS/Cofins a computadores, impressoras, roteadores e outros equipamentos que sejam classificados pelo Ministério da Fazenda como produtos que contribuem para a inclusão digital.

O relator da proposta, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), fez apenas uma mudança, trocando o termo "portadores de deficiência visual" por "pessoas com deficiência visual", de acordo com as convenções sobre o tema.

Pelo projeto, será obrigatória a inclusão, nesses eletrônicos, de sistemas que os tornem acessíveis aos portadores de deficiência visual: teclado em braile, fone de ouvido, microfone, programas leitores de tela e de aumento de caracteres.

O relator argumentou que o teclado em braile possui o mesmo formato e estrutura do teclado regular, tendo apenas a impressão em alto relevo da linguagem Braille em cada uma das teclas, o que não onera sua produção, nem muda o teclado para outros usuários. E ele ressaltou que o fone de ouvido e microfone são em geral equipamentos já comercializados com os computadores e de baixo custo.

"Quanto aos programas de informática que tornam os equipamentos acessíveis às pessoas com deficiência visual, caberá ao responsável pela execução do programa no âmbito do governo federal definir o de menor custo, ou algum programa que seja gratuito", disse.

O projeto estabelece prazo de 120 dias para que a indústria se adapte à norma.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.