Varejo global é o setor mais preparado para inovação, aponta estudo

0

A adoção das chamadas tecnologias disruptivas — aquelas que modificam completamente a forma como trabalhamos ou os modelos  de suporte ao ambiente de negócios, tais como computação em nuvem, big data, redes privadas virtuais (VPNs), entre outras —, na maioria das vezes, é dificultada pela falta de recursos e alinhamento corporativo. Pesquisa encomendada à Forrester Consulting pela Tata Consultancy Services (TCS), denominada "A Agenda Global dos CIOs do Setor Varejista", comprova isso.

Desenvolvido com objetivo de avaliar a situação da TI no varejo mundial e as atitudes e planos dos CIOs com relação às principais tendências e às tecnologias cada vez mais disruptivas e desafiadoras, o estudo revelou que quase dois terços (64%) dos varejistas com presença mundial consideram a redução de custos como o principal foco para os próximos anos, contra apenas dois quintos (38%) que citaram a inovação.

As principais prioridades dos executivos de TI do comércio varejista continuam sendo o aumento da receita — com 87% deles indicando-a como uma prioridade — baseado na integração multicanal e no compromisso com o cliente digital. Os CIOs das grandes redes varejistas acreditam que tecnologias disruptivas como mobilidade, mídias sociais, nuvem e big data continuarão a transformar radicalmente o status quo do setor de varejo, ainda que eles não possuam equipe e nem estrutura adequada para tirar o máximo proveito disso.

"É interessante notar que as prioridades de TI mudam conforme a região do mundo. Enquanto nos Estados Unidos a redução de custos é o principal objetivo, na América Latina a grande prioridade é aumentar a capacidade de provocar mudanças", destaca Ankur Prakash, diretor de operações da TCS para América Latina.

Tecnologias móveis: na vanguarda da inovação que continuará a afetar o varejo nos próximos anos

  • Os CIOs planejam implementar rapidamente uma série de tecnologias móveis, com tecnologia sensível ao contexto (32%), pagamentos móveis (28%), sinalização digital (24%) e PoS móvel (22%).
  •  Os CIOs do setor varejista no Reino Unido são os líderes mundiais, ao já terem implementado algumas formas de pagamentos móveis (73%), enquanto, curiosamente, os varejistas alemães resistem à tendência global, com 60% não apresentando nenhum plano para a tecnologia móvel.
  •  Talvez visando melhorar ainda mais o atendimento ao cliente e a logística, seis em cada dez (59%) varejistas planejam investir na capacitação da utilização de tecnologias móveis por parte de seus parceiros e fornecedores no decorrer dos próximos três a cinco anos.

Nuvem: libera as equipes de TI de funções primordiais tradicionais para permitir uma maior inovação

  •  Enquanto atualmente 41% dos CIOs do setor varejista utilizam software como serviço (SaaS) para as funções de back office, como cadeia de suprimentos e gerenciamento da vida útil do produto ou ERP, mais da metade (52%) pretende fazê-lo ao longo dos próximos cinco anos.

Big Data: ainda não é utilizado com todo seu potencial para impulsionar percepções factíveis

  • Quase sete em cada dez (68%) CIOs do setor varejista relatam que coletam dados, mas concordam que não estão tirando o máximo proveito do valor dessas informações.
  • Apenas 47% têm investido em análise multicanal — uma tecnologia importante que permite obter percepções multicanal e aumentar a capacidade da empresa de alcançar os consumidores de forma eficaz através de seu canal de escolha.
  • Além disso, apenas um quarto (25%) dos varejistas planeja investir em análises de big data para dar suporte ao atendimento ao cliente.

Mídias Sociais: buscando ampliar o alcance e a aplicação da inteligência nas mídias sociais

  • Talvez não seja surpreendente o fato de que oito em cada dez (80%) CIOs do setor varejista tiram proveito das mídias sociais para vendas e marketing, sendo que o atendimento ao cliente e o recrutamento são os recursos mais comuns.
  • No entanto, quase metade (46%) dos varejistas planeja estabelecer um elo entre pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o desenvolvimento de produtos com as percepções obtidas nas mídias sociais nos próximos três a cinco anos — destravando o desenvolvimento de produto voltado ao cliente.
  • As empresas canadenses estão muito à frente de outros países/regiões, com 67% delas já tirando proveito das mídias sociais para P&D.

Escassez de talentos: a falta de conhecimentos técnicos é um dos principais obstáculos na implementação de estratégias de tecnologia crítica

  • Quase sete em cada dez (67%) varejistas pesquisados ??consideram atrair e reter talentos como um desafio extremamente importante para os próximos três a cinco anos.
  •  Na área de mobilidade, em especial, um terço (34%) relata enfrentar dificuldades para obter os talentos necessários.
  • Da mesma forma, quatro em cada dez CIOs buscam soluções de SaaS (39%) e são obrigados a suprir os parceiros externos com expertise na tecnologia móvel (igualmente 39%), visando oferecer suporte às equipes internas enquanto desenvolvem estratégias e aplicações móveis. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.