SAS investe em novas iniciativas para ampliar participação no mercado latino-americano

0

Depois de ter passado um ano e meio dirigindo as operações da SAS na região Ásia-Pacífico, Marvio Portela está de volta do Brasil assumindo o cargo de vice-presidente na América Latina desde janeiro, comandando um time de cerca de 500 profissionais, espalhados por Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, México, Caribe e América Central, com uma meta de expandir o mercado da gigante de Analytcis na região.

Nessa nova posição, ele explica que tem alguns objetivos bem definidos, sendo que o mais relevante é decolar a estrutura de vendas indiretas na região para atender o mercado de pequenas e médias empresas, através de novos canais e parceiros de negócios.

"Tradicionalmente o SAS tinha uma estrutura de vendas diretas em grandes clientes, em mercados verticais bem definidos. Com a evolução da tecnologia, agora mais acessível e menos complexa; com o advento de soluções de software na nuvem; com as aplicações em mais segmento de mercado, é preciso ter maior capilaridade e abrangência geográfica", explica o executivo, acrescentando que para dar um bom atendimento aos clientes é preciso ter equipe dedicada, por isso é importante ter parceiros capacitados. Também vê oportunidades em segmentos em ascensão como Agronegócios (Agrotech) e Manufatura (Indústria 4.0). A nova estruturação desse programa deve ser anunciada essa semana.

Outra importante missão de Portela é criar um programa de ecossistemas com startups, criando Labs para apoiar empreendedores, mesmo que não seja um usuário da ferramenta da SAS. A primeira inciativa acontecerá no Chile, onde um LAB voltado para o varejo promoverá a troca de experiências inovadoras nesse segmento, onde aquele país se destaca na região.

Outro programa global que a SAS deve anunciar no país é Data For Good, que incentiva o uso de dados de maneiras significativas para resolver problemas humanitários em torno da pobreza, da saúde, dos direitos humanos, da educação e do meio ambiente. "Já estamos em entendimento com três instituições, e a primeira delas deve ser anunciada em breve", enfatiza.

Portela também enfatiza a preocupação do fundador do SAS, Jim Goodnight, em investir em educação em programas de parceria com universidades, na colaboração e formação de novas lideranças na empresa, "Foi criado um programa onde jovens executivos promissores de países onde a SAS atua participam de treinamento nos EUA para formar a próxima geração de líderes da empresa. Inclusive, nesse momento, profissionais da América Latina participam desse programa", revela Portela.

Experiência internacional

Sobre sua experiência na região da Ásia e Pacífico (Austrália, Nova Zelândia, Mali, Cingapura, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Índia, Hong Kong, Taiwan, China, Coreia do Sul, Vietnã) ele explica que foi convocado pela corporação para realizar um trabalho de alinhamento global na região, pois até então trabalhavam de forma mais autônoma. "O SAS, fundado a mais de 42 anos, nos últimos vem ganhando uma expressão cada vez mais global, motivo pelo qual processos, contratos, estratégias, etc., já foram implementados em outras regiões, como EMEA, Latino América, Canadá, EUA. Faltava a região da Ásia Pacífico, onde desenvolvi essas atividades nesses 18 meses", explicou Portela.

Segundo ele, esse trabalho, respeitando as diferenças culturais de cada país, envolveu a implantação do programa Inside Sales (venda direta por telemarketing) que não existia na região, metodologia de vendas, padronização de remuneração, treinamento, etc. Em alguns casos, houve inclusive troca de executivos no comando das operações.

Foi um trabalho com tempo definido para sua implantação, motivo pelo qual após 18 meses ele volta para novas iniciativas na América Latina, visando manter o crescimento de dois dígitos áreas onde o SAS já lidera e aumentar os investimentos em segmentos como Cloud, RaaS (Result as a Service), IoT, Inteligência Artificial e outras tecnologias emergentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.