Comissão aprova MP que amplia oferta de bolsas do Pronatec

0

A comissão mista da Câmara que analisa a Medida Provisória 593/12, referente ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), aprovou na última quarta-feira, 17, o relatório do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) favorável à matéria, com emendas. O texto amplia a lista de beneficiários e ofertantes de bolsa-formação dentro do programa.

A MP permite, agora, a instituições privadas de ensino superior a ofertar cursos pelo Pronatec, com repasse de recursos do governo em valores proporcionais ao número de vagas. Antes disso, apenas redes municipais e estaduais de ensino público somados aos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S) podiam oferecer bolsas pelo Pronatec, e o repasse federal era relacionado ao número de alunos atendidos. O Pronatec tem como um dos focos o segmento de tecnologia da informação, reduzindo o déficit de mão de obra qualificada.

Negociações

O relator e o presidente da comissão, deputado Izalci (PSDB-DF), conseguiram chegar a um consenso para deixar mais claro no texto da MP o envolvimento do Sistema S com o Pronatec. As entidades mantiveram autonomia para criar cursos de ensino médio e de educação de jovens e adultos desde que sejam técnico-profissionais, com supervisão e avaliação dos estados.

Uma das emendas acatadas foi a de criação de sistema de avaliação nacional de educação profissional. "Essa medida ganha importância maior quando consideramos que o sistema de educação profissional vem se expandindo significativamente a partir da criação do Pronatec. Não se deve pensar apenas no crescimento da oferta de vagas, mas, igualmente, na qualidade do ensino dos cursos novos e antigos", destacou o relator Bauer.

Em seu relatório, Bauer também propõe alterar a legislação do Imposto de Renda das Pessoas Físicas para estabelecer que as bolsas recebidas pelos servidores das redes públicas de educação profissional, científica e tecnológica, no âmbito do Pronatec, não caracterizem contraprestação de serviços nem vantagem para o doador. Portanto, não estejam sujeitas ao imposto.

A MP agora será analisada pela Câmara dos Deputados e, depois, pelo Senado. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.