Receita de servidores cresce 33,4% no primeiro trimestre de 2018, segundo o Gartner

0

O crescimento do mercado mundial de servidores no final de 2017 se manteve no primeiro trimestre de 2018, com a receita mundial de servidores aumentando 33,4% e as vendas crescendo 17,3% ano a ano, de acordo com o Gartner. Com isso, o mercado fechou em US$ 16,69 bilhões no período.

Segundo a consultoria, o mercado de servidores foi impulsionado pelo aumento dos gastos em hiperescala, bem como por data centers corporativos e de médio porte. O Gartner aponta que as grandes e médias empresas estão investindo em infraestruturas locais e colocation para suportar as necessidades de substituição e crescimento de servidores, mesmo que continuem a investir em soluções de nuvem pública.

Os resultados regionais foram mistos. A América do Norte e a Ásia Pacífico experimentaram um crescimento forte de dois dígitos nas receitas (34% e 47,8%, respectivamente). Já a Europa, Oriente Médio e África (EMEA) registrou um forte crescimento anual de receita de 32,1%. O Japão perdeu 7,3% em receitas. A América Latina teve crescimento de 19,2% nas receitas, mas as vendas caíram 1,8%.

Entre os fornecedores, a Dell EMC registrou um crescimento de 51,4% no mercado mundial de servidores na comparação com o primeiro trimestre de 2017. Esse crescimento ajudou a ampliar a diferença entre a Dell EMC e a Hewlett Packard Enterprise (HPE), uma vez que a Dell EMC encerrou o trimestre na primeira posição com 21,5% de participação de mercado, seguida pela HPE com 19,9% do mercado. A Inspur Electronics experimentou o maior crescimento no primeiro trimestre de 2018, de 120,4%, e aparece com o terceiro maior market share (7,1%).

Nas vendas de servidores, a Dell EMC manteve a primeira posição no primeiro trimestre de 2018, com 18,2% de participação de mercado. Apesar de um declínio de 8,5% nas remessas de servidores, a HPE garantiu o segundo lugar com 13,1% do mercado, seguida pela Inspur (7,1%). Já o mercado de servidores x86 aumentou sua receita em 35,7% e os embarques aumentaram 17,5% no primeiro trimestre de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.