Falta de profissionais de TI prejudica crescimento do setor, aponta Assespro-PR

0

De acordo com dados da IDC Brasil, até 2022, 80% do crescimento de receita de todas as empresas dependerá diretamente de ofertas e operações digitais. Correlacionando o dado com as projeções da Brasscom, que indicam que 420 mil novas vagas de trabalho em tecnologia precisaram ser ocupadas, o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, afirma que vai faltar profissionais e que isso vai impactar negativamente no crescimento das empresas.

Segundo ele, dados da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) apontam falta de 3 mil trabalhadores de TI no Estado hoje. Krzyuy diz que, além da graduação e dos cursos de especialização, a educação básica está impactando diretamente no desempenho dos profissionais.

"Se houvesse um preparo melhor nas matérias de exatas e em línguas estrangeiras, os candidatos estariam mais bem preparados para o que as funções exigem e não teríamos tantas vagas abertas", avalia o presidente da Assespro-PR. "Não estamos preparados para a gama de tecnologia que temos. Na verdade, estamos correndo contra o prejuízo. Vemos, no mercado atual, que muitos países estão muito à frente como: Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, entre outros."

Candidatos, com conhecimentos atualizados e que tenham fluência em inglês se destacam nos processos de seleção, diz o presidente da associação. Outras qualificações também podem alavancar as chances do profissional.

Para ele, "aqueles candidatos que possuem um alto grau de desempenho em lógica e em segurança são os que mais são visados no setor de proteção de dados, por exemplo. Afinal, eles terão de entender e solucionar problemas com impactos exorbitantes".

Um levantamento feito pelas consultorias Robert Half, Talenses, Page Personnel e a empresa Catho, divulgados pela Revista Exame, mostra que 17 cargos serão os mais solicitados em 2019, com salários que variam de R$ 2 mil a R$ 45 mil por mês. São eles: gerente de TI e de projetos, profissional da área de suporte, especialista de Business Intelligence (BI), analista de BI com foco em análise de mercado e ETL, programador Front-end, UX/UI – Usabilidade, interface e interação, desenvolvedor Full-Stack e mobile, chief Technology Officer e Data Officer, gerente de Segurança da Informação, programador de Java, engenheiro de Inteligência Artificial, cientista de Dados, desenvolvedor de projetos de ERP e gerente da Informação/Banco de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.