Brasil está entre 20 países mais globalizados em TIC, mas ainda atrás de outros emergentes

0

Uma pesquisa encomendada pela Huawei à Economist Intelligence Unit, braço de informação de negócios do The Economist Group, que edita a revista britânica The Economist, coloca o Brasil no 15º lugar em um ranking de globalização de tecnologia da informação e comunicações (TIC), composto por mais 19 nações. O país obteve 36,1 pontos (de 100 possíveis), ficando atrás da China, em 12º lugar e 43 pontos; Índia, em 13º e 37,6 pontos; e Peru, na 14ª colocação e 37,1 pontos.

Reino Unido, Holanda e Alemanha são os três países mais globalizados em TIC com 69,6, 60,3 e 56 pontos, respectivamente. Segundo o índice, o resultado não é surpreende, visto que estes países têm uma cultura de "abraçar novas tecnologias".

Já os mercados emergentes ficaram para trás, em parte devido à falta de infraestrutura de TIC. Por exemplo, os países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) têm grandes populações espalhadas por grandes áreas geográficas, portanto, apresentam níveis de desenvolvimento desiguais e menor penetração das TIC em geral. No entanto, alguns desses países estão fazendo grandes esforços para melhorar. A China, por exemplo, pretende investir US$ 1,7 trilhão em indústrias estratégicas de TICs nos próximos sete anos.

Outras categorias

O relatório analisou o desenvolvimento digital dos países, de acordo com quatro categorias temáticas subjacentes ao tema principal: abertura ao mercado de TICs, abertura ao investimento estrangeiro no setor, globalização de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a força do ambiente de TIC.

De acordo com o levantamento, o Brasil está em 13º lugar nas categorias abertura ao investimento estrangeiro em TICs e globalização de P&D. Quando considerada a força do ambiente de TIC, que analisa o mercado em termos de internet, número de celulares e penetração da banda larga, bem como o uso e os gastos em TICs, o país cai para a 16ª posição, com 26,4 pontos. Já em relação à abertura para o mercado de TICs, que mede o grau que cada economia está disposta e é capaz de negociar livremente, o Brasil recua para o 17º lugar, com 39,8 pontos. Nesta categoria, a Holanda lidera a lista com 68,8 pontos.

Para Enock Godoy de Souza professor e coordenador dos cursos de MBA em Gestão de Projetos com práticas do PMI da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), alguns impasses justificam a colocação do Brasil no ranking, tais como a falta de mão de obra qualificada — o Brasil tem um déficit de 39,9 mil profissionais de TI — e a falta de fluência no idioma inglês, parte importante na qualificação dos profissionais.

Segundo ele, é preciso concentrar o foco no investimento em educação, com ênfase em cursos na área de exatas. "O Brasil precisa formar mais engenheiros e profissionais da área de tecnologia, mas para isso tem de haver interesse nos cursos de exatas", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.