Serpro assume responsabilidade pela segurança digital da nova placa veicular

0

No último mês, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou a Resolução nº 780, de 26 de junho de 2019, que simplifica as regras para novos emplacamentos. A segurança das Placas de Identificação Veicular (PIV) é garantida pelo QR Code emitido pelo Serpro. A tecnologia permite a rastreabilidade do processo de estampagem, o que dificulta a falsificação da placa.

Segundo o Contran, a partir de 31 de janeiro de 2020, o modelo de placa será exigido para todos os novos veículos. No caso dos veículos em circulação, a exigência ocorre nos casos de substituição em decorrência mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano da placa, ou quando houver mudança de município.

Assinatura exclusiva

O QR Code funciona como uma "impressão digital eletrônica" da placa veicular, possuindo uma assinatura exclusiva emitida pelo Serpro. Um aplicativo da empresa, o Vio, permite que smartphones façam a leitura do código e acessem um número serial, que é uma espécie de CPF da placa.

"Com ele, qualquer cidadão pode consultar, no Portal de Serviços do Denatran, dados como a identificação do fabricante e do estampador, além de informações atuais do veículo. Trata-se de um conjunto de informações que garante a autenticidade de cada emplacamento", explica Diego Migliavacca, gerente do Departamento de Negócios – Soluções de Trânsito do Serpro. Para utilização exclusiva dos agentes de trânsito, o Serpro oferece o Aplicativo Fiscalização, que possui o Vio integrado e permite o acesso a um número ainda maior de informações. 

O Contran também definiu novas regras para credenciamento de fabricantes e estampadores. Essas mudanças vão possibilitar o aumento da concorrência, o que deverá reduzir o valor da placa. Atualmente são cerca de 1.150 estampadores e 15 fabricantes aptos. O antigo modelo de placa permitia 175 milhões de combinações de placa; já a nova PIV oferece mais de 474 milhões de possibilidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.