Preços do e-commerce caem pelo nono mês consecutivo, aponta Índice FIPE Buscapé

0

Os preços do comércio eletrônico recuaram 5,55% em agosto, na comparação com o mesmo período de 2016, a maior queda desde março de 2013, de acordo com a medição do Índice FIPE Buscapé. Em relação a junho de 2017, os preços registraram queda de 0,21%.

Dos dez grupos monitorados pelo índice FIPE Buscapé, sete apresentaram redução em agosto. São elas: telefonia (-17,85%), fotografia (-6,05%), moda e acessórios, (-5,04%), eletrônicos (-3,63%), informática (-3,62%), casa e decoração (-1,40%), esporte e lazer (-0,89%). Na contramão, destaque para a expansão no preço de brinquedos e games (7,79%). Cosméticos e perfumaria (1,13%), e eletrodomésticos (0,67%) também registraram inflação.

"Esse reajuste reflete o ajuste na precificação realizado por grandes varejistas do setor nos últimos meses. Em julho, o Índice FIPE Buscapé já havia registrado alta de 5% nesta mesma categoria. A tendência, porém, é de uma desaceleração no índice nos próximos meses, por consequência do Dia das Crianças, a mais importante data para este segmento", disse Sandoval Martins, CEO do Buscapé.

Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.

Preços gerais

A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 2,46% nos últimos 12 meses terminados em junho, a menor taxa desde fevereiro de 1999, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -7,8% em relação aos preços gerais da economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.