Pure Storage investe em nuvem híbrida e na oferta de seu portfólio como serviços

0

Disputar a liderança do mercado de storage baseado na arquitetura Flash é um dos objetivos traçados pela Pure Storage, segundo revelou o CEO da empresa, Charlie Giancarlo, na abertura do congresso Pure Accelerate 2019, que terminou nesta quarta-feira, 18, na cidade de Austin, Estados Unidos.

Segundo o executivo existe um mercado potencial de US$ 50 bilhões no segmento que envolve storage para 2020, o qual a empresa pretende conseguir uma boa fatia. Ele mostrou dados que revelam o crescimento acelerado das vendas da Pure Storage, em comparação com seus concorrentes principais, que tiveram declínio ou estagnação dos resultados.

O evento marca o 10º aniversario de fundação da Pure Storage e a divulgação da estratégia batizada de "Data Modern Experience", uma abordagem de armazenamento como serviço para permitir que as organizações aproveitem mais o uso de dados, reduzindo a complexidade e as despesas do gerenciamento da infraestrutura.

Rob Lee, VP e arquiteto-chefe da Pure Storage, diz que com os lançamentos anunciados, os clientes terão poder de escolha, flexibilidade tanto do ponto de vista das diversas opções de tecnologia e do modo de como contratá-las. O cliente poderá optar por produtos on premisses, na nuvem privada, nuvem pública, nuvem hibrida, inclusive, agora, contratando como serviço.

"O armazenamento em nuvem pública e privada geralmente operam em mundos separados", diz Rob Lee, arquiteto-chefe da Pure Storage. À medida que mais clientes adotam a nuvem híbrida, é essencial que a infraestrutura seja otimizada para mobilidade de dados. Os serviços de dados na nuvem existem para eliminar essa divisão e entregar o valor dos dados em qualquer projeto ou iniciativa", completa o executivo.

"A percepção e a movimentação dos dados continuam como os principais desafios das organizações, à medida que tentam navegar entre várias nuvens públicas e privadas para colocar os dados em funcionamento. Os serviços de nuvem mais recentes da Pure foram projetados para melhorar a resiliência e a acessibilidade dos dados nestes ambientes modernos de múltiplas nuvens que estão se tornando cada vez mais complexos", afirma Henry Baltazar, vice-presidente de Pesquisas do 451 Research.

Segundo Lee, o crescimento do portfólio anunciado no evento, revela o investimento em pesquisa e desenvolvimento para a Pure seja a fornecedora líder de plataforma de dados totalmente flash para a era da nuvem. "Investimento antes e com grandes recursos financeiros para estar no estado da arte do desenvolvimento da tecnologia", enfatiza.

América Latina

Apesar de não revelar os números de crescimento do mercado da América Latina, pois o ano fiscal da empresa termina em janeiro de 2020, Wilson Grava, VP e gerente geral da Pure Storage na América Latina, revela que a empresa continua crescendo na região: em market share, cresceu 200% em número de clientes no 1º trimestre e 53% em número de funcionários. Hoje a empresa tem operação direta em 13 países da região.

Paulo Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil, salienta que para dar suporte a esse crescimento no Brasil, foi montada uma rede de serviços e pós-vendas em todo o país, com atendimento 24x 7 em português e espanhol. Mesmo com uma baixa quebra de produtos (aconteceram 2 substituições em 5 anos), a empresa mantém estoques estratégicos em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, para qualquer eventualidade. O índice global de satisfação do cliente é de 97% e o NPS de 92.

Modern Data Experience

O CEO da Pure Storage, em sua apresentação, afirmou os clientes desejam serviços que cresçam e mudem no ritmo de suas necessidades, que toda a sua infraestrutura seja entregue sob demanda, como um serviço da API. E a experiência é um fator crítico: facilidade de uso, interoperabilidade e um caminho de atualização livre de riscos.

"A abordagem do Ops está mudando: o DevOps e o AIOps estão permitindo que as empresas se concentrem no gerenciamento de seus negócios, e não na infraestrutura. E eles estão contratando mais desenvolvedores. Os CIOs têm o mandato de desenvolver iniciativas em nuvem que gerem valor corporativo e resolvam gargalos no desempenho de aplicativos. E toda empresa deseja extrair mais inteligência de seus dados", explicou.

"A ideia da "Modern Data Experience" é nossa visão para a próxima década. Tornar o armazenamento e o gerenciamento de dados uma solução que atenda a um mercado cada vez mais dinâmico, de forma simples, integrada e sustentável", acrescentou.

Lançamentos

Entre os produtos anunciados, que pode agora ser contrato "as a service", estão o DirectMemory Cache, cujos são conectados diretamente aos FlashArrays // X70 e // X90 para acelerar os resultados de Processamento de Transações em Tempo Real (OLTP) e Processamento Analítico em Tempo Real (OLAP) de forma instantânea, permitindo que os clientes continuem operando, sem períodos de inatividade ou configuração complicada. Os módulos DirectMemory da Pure são equipados com o software DirectMemory Cache e a memória de armazenamento Intel Optane, a fim de proporcionar aumento de desempenho.

Dessa forma, os bancos de dados sensíveis à latência e aplicações corporativas podem agir mais rapidamente, com uma redução de latência de 25% a 50%, diminuição de até 25% de uso da CPU e valores de licença de software mais baixos.

As aplicações de missão crítica exigem uma forte combinação de memória, CPU, servidores e armazenamento acelerados para fornecer mais níveis de percepção e menor tempo de resolução, para que os clientes possam resolver os problemas com mais agilidade. O DirectMemory Cache pode dobrar o desempenho de aplicações críticas, baixando a latência em até 50%, além de aceleração de memória de armazenamento, sem interrupções ou configurações complexas.

Cloud Block Store para AWS

O Cloud Block Store (CBS) para AWS, oferece operações híbridas, com serviços de dados consistentes, resiliência e mobilidade bidirecional. O CBS é um armazenamento em bloco de dados de nível corporativo entregue nativamente na nuvem pública, fornecendo uma experiência unificada de gerenciamento e de consumo. Esse serviço permite que aplicações de missão crítica sejam executadas na nuvem sem problemas e torna o armazenamento na nuvem mais poderoso para aplicações web.

CloudSnap para Azure

O Purity CloudSnap maximiza o potencial para armazenamento de backup com transferência inteligente e eficiente de dados para a nuvem. Esta tecnologia de backup em nuvem habilitada com o AWS, agora está disponível como uma solução para várias nuvens e pode ser aproveitada no Microsoft Azure. Além disso, o CloudSnap oferece recuperação rápida on-premise, ou na nuvem, para o Cloud Block Store, para ajudar os clientes a cumprir SLA's exigentes e políticas de compliance de forma fácil e econômica

 FlashArray

O FlashArray // C, o primeiro array totalmente flash otimizado, foi criado para oferecer desempenho consistente da tecnologia all-flash com confiabilidade e valor de disco. O DirectMemory Cache, uma combinação de memória de armazenamento Purity e Intel Optane, fornece aos clientes do FlashArray // X um acelerador baseado em software que oferece melhorias na performance de aplicações que exigem máximo em armazenamento de alto desempenho.

Como todos os produtos desta linha, o FlashArray // C fornece uma experiência corporativa criada para garantir 99.9999% de disponibilidade, gerenciamento de dados na nuvem do Pure1, automação de API, suporte preditivo orientado por Inteligência Artificial e incluído no modelo próprio da Pure, o Evergreen, que promove atualizações de hardware e software sem interrupções e sem migrações de dados. O FlashArray // C60 oferece até 4,2 petabytes de capacidade em um design elegante e compacto, com serviços completos de software corporativo, gerenciamento de nuvem e portabilidade de dados com Pure1 e NVMe 100% flash. Os clientes se beneficiarão da disponibilidade de 99,9999%, redução média de dados em 5003A1 e eficiência total em 10:1, reduzindo a quantidade de armazenamento que precisam comprar e gerenciar. O FlashArray // C está disponível em todo o mundo e é otimizado para mídia QLC da próxima geração.

"Nossos anúncios na Accelerate reforçam essa visão. Desde os produtos Pure disponíveis no Pure as-a-Service, até as principais adições ao nosso portfólio de serviços de dados em nuvem, a expansão da linha de produtos Pure Storage FlashArray, nossas inovações foram projetadas para criar uma experiência de dados moderna. Nos tornamos a empresa de armazenamento que mais cresce por dois motivos: nossa inovação contínua e nosso foco em nossos clientes. Nossa visão de oferecer uma experiência moderna de dados significa que, mais uma vez, o Pure Storage revolucionará o mercado de armazenamento de dados", ressalta o CEO.

*o jornalista viajou a Austin a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.