Serviços baseados em IP e banda larga turbinada são a tendência, aponta estudo

0

Patrocinado pela Atos Origin, The European Telecom Review traça o cenário futuro do setor de telecomunicações na Europa

Durante o Futurecom 2005, a Atos Origin, consultoria mundial em soluções de TI, apresentará o relatório inédito The European Telecom Review, que ela contratou do IDC. O estudo que ouviu CIOs (Chief Information Officer) e CTOs (Chief Technology Officer) de grandes operadoras européias revela algumas previsões para o mercado europeu de telecomunicações nos próximos cinco anos e aponta um alcance de US$ 315 bilhões em 2007, indicando uma taxa média de crescimento de 4% ao ano.

Para falar mais sobre resultados e futuro, ouvimos Ricardo Wigman, gerente da Atos Origin:

P -O mercado europeu de telecomunicações deve atingir US$ 315 bilhões em 2007. Qual o valor de hoje?

R – O IDC calcula que o mercado geral de telecomunicações na Europa tinha um valor de U$ 283 bilhões em 2004. A taxa média de crescimento esperado do setor total de telecomunicações é de 4% ao ano.

P – Para onde está caminhando o mercado europeu de telecom?

R – As principais operadoras estão se concentrando na consolidação de suas posições e reconsiderando estratégias de crescimento devido às alterações no mercado vividas desde o "estouro da bolha telecom", no início da década. O mercado europeu de telecom está caminhando para abordagem pró-ativa com base em redução de custos, maior inovação de produtos e serviços e menor time to market. Atualmente, 80% das receitas totais ainda estão vinculadas ao mercado de voz. Com o crescimento dos serviços de IP e banda larga esta composição se alterará rapidamente, e as operadoras européias terão que abrir novos caminhos criativos para aumentar a lucratividade frente ao cenário de voz, que está se tornando cada vez mais commodity.

P – Quais as tecnologias consideradas a próxima onda?

R – De acordo com o estudo, existem três tecnologias mais proeminentes: serviços e produtos baseados em IP, aumento da velocidade no acesso à banda larga e mudança de status do wireless para veículo primário de comunicação. Um dado importante revelado pela pesquisa é que 2004 foi o primeiro ano em que a receita das operadoras em serviços de voz de telefonia móvel superou o de telefonia fixa, tendência que deve ser mantida e ampliada.

P -No futuro as empresas tendem a não comprar mais ativos de telecom?

R – Dentro de cinco anos, o cenário de telecomunicações na Europa irá se alterar radicalmente. O conceito de uma conexão física para voz dos consumidores estará corroído e as empresas comprarão serviços hospedados de telecomunicação. Os CEOs das operadoras de telecomunicações estão transferindo sua atenção do corte de custos para o crescimento de receitas lucrativas. Conseqüentemente, estão sendo lançados novos modelos de negócios, sendo que as arquiteturas de rede e sistemas de TI vêm mudando rapidamente para prover suporte a esses novos modelos de prestação de serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.