Todo poder ao broadband wireless

0

O broadband wireless em todas as suas variações, com destaque para 3G e WiMAX, vai modificar a rotina dos usuários domésticos e corporativos, na opinião de José Marcos Oliveira, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Nortel do Brasil.

Veja as expectativas da empresa para os próximos meses:

P -Como a Nortel avalia o mercado de 3G hoje no Brasil e no mundo? Porque no Brasil ainda não explodiu, apesar de a Vivo já oferecer seus serviços com o EV-DO. O que falta para isso acontecer e quando deve acontecer?

R- As possibilidades de desenvolvimento de mercado, negócios e movimentação da economia no país, com novos serviços 3G, são imensas e o que está faltando é a liberação de novas freqüências por parte do Ministério das Comunicações, além de as operadoras que usam o padrão GSM terminarem de adequar suas redes. A Vivo saiu na frente em detrimento do padrão CDMA, usado em sua rede, permitir serviços de terceira geração no seu espectro de freqüência. Esperamos que a 3G seja viável no Brasil já em 2006.

P-Qual o impacto e as perspectivas do broadband wireless no Brasil?

R-O broadband wireless em todas as suas variações, com destaque para 3G e WiMAX, vai modificar a rotina de todos os usuários domésticos e corporativos, sem dúvida. Todos os segmentos de mercado esperam por mudanças que ampliarão as possibilidades de deslocamento, mobilidade e produtividade. A Nortel já participa dessa evolução fornecendo infra-estrutura de rede EV-DO para a Vivo e pretende colocar produtos WiMAX no mercado mundial já no primeiro trimestre de 2006.

P- Em que pé anda a infra-estrutura Nortel em relação ao WiMax?

R- A Nortel acredita e investe muito nas tecnologias que proporcionarão banda larga sem fio. Portanto, está desenvolvendo pesquisas e produtos baseados em WiMAX. Fazemos parte do WiMAX Forum, que agrega mais de 300 empresas de tecnologia do mundo, e anunciou recentemente que pretende oferecer ao mercado produtos WiMAX para redes fixas e celulares, baseados nos padrões estabelecidos pelo WiMAX Forum.

P- Wimesh vai co-existir quando o WiMax explodir?
R- O WiMesh é uma tecnologia intermediária entre o Wi-Fi e o WiMAX. O WiMesh é uma solução que aprimora a arquitetura pública de WLAN , com a ampliação da área de cobertura do serviço Wi-Fi , através de interconexões sem-fio entre os ?Access Points?.

P- Quais as grandes apostas da Nortel para o final deste ano e o próximo?
R- A Nortel aposta firmemente na convergência, que será impulsionada pelas soluções baseadas em tecnologias como Voz sobre IP, multimídia IP e Acesso de banda larga sem fio (broadband wireless).

P- Como andam os negócios da Nortel este ano no Brasil? Quais as principais tecnologias comercializadas e como deve fechar o ano em termos de vendas e faturamento?

R- A Nortel somente divulga seus resultados globais e por regiões. O Brasil está incluso na região do Caribe e América Latina, que obteve o maior crescimento da corporação entre eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.