TIM quer desenvolver novas aplicações abrindo informações do seu bigdata

0

A TIM planeja abrir informações coletadas junto a suas redes e sistemas a desenvolvedores de aplicativos e parceiros que tenham propostas inovadoras de uso dos serviços de conectividade. A estratégia parte do projeto de bigdata da empresa. Numa primeira fase, o projeto de bigdata da empresa foi utilizado, internamente, apenas para a definição de um portfólio mais adequado de produtos e investimentos em infraestrutura. "Estudamos as informações que tínhamos para poder definir o novo portfólio e otimizar onde investir", diz Luís Minoru Shibata, CSO (Chief Strategy Officer) da TIM. Os detalhes do projeto já haviam sido informados por este noticiário em julho.

Nessa segunda etapa, o projeto prevê parcerias com polos de inovação e parceiros selecionados, dentro de um desenho de abrir as informações coletadas por meio do bigdata da empresa para fomentar novos serviços e aplicações. "Somos uma empresa móvel, então queremos, naturalmente, aplicações que funcionem nesse ambiente", disse Shibata.

Segundo Raimondo Zizza, CIO da TIM, a operadora vai operar por meio de APIs (Application Program Interface), que serão abertas aos desenvolvedores, e adotar modelos de remuneração por uso destas APIs, que hoje já existem no mercado. Mas não serão abertas todas as APIs indiscriminadamente . "Toda empresa faz análise de dados, mas transformar isso no core de sua estratégia é a forma de diferenciar", diz Zizza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.