A partir de janeiro, empresas com mais de três funcionários terão que ter certificado digital

0

A partir de janeiro de 2017, as empresas inscritas no Simples Nacional que possuam mais de três funcionários deverão usar o certificado digital ICP-Brasil para a entrega da GFIP e do eSocial, conforme a resolução CGSN n° 125, publicada no Diário Oficial da União, que já enquadrou também as empresas com mais de dez, oito e cinco funcionários.

A boa notícia é que o certificado digital tem outras aplicações até mesmo para o pequeno empresário, como explica Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign. "Quem vai comprar o certificado para cumprir essa determinação, ou qualquer outra, também pode usá-lo para outras ações. Ele não se restringe à comunicação com os órgãos do governo".

A assinatura digital de documentos é uma das aplicações. "O certificado pode ser utilizado para assinar contratos, procurações, acordos, recibos, entre outros, sem caneta e papel. Isso porque a cada uso do certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita. Vale ressaltar que, hoje, inclusive o certificado pode ser emitido e armazenado no celular por meio da modalidade mobileID".

O acumulo de papel não é raro até mesmo nos pequenos negócios. Além de ocupar espaço e não ser eficiente, produzir e armazenar documentos no meio físico é custoso. "Basta refletir: quanto custa o metro quadrado do local onde está armazenada toda a papelada do seu negócio? Documentos produzidos e assinados digitalmente no meio eletrônico não ocupam espaço e dispensam o uso do papel, a necessidade de autenticação, o deslocamento para o envio, entre outras etapas", finaliza Gonçalves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.