Razões para fazer a rearquitetura na nuvem

0

Quando se pensa em implantar aplicativos na nuvem — ou cloud computing —, o que vem à mente? Provavelmente aplicativos da web, aplicativos móveis para colaboração e também e-mails. Mas também é possível utilizar os benefícios da nuvem para migrar suas aplicações mais importantes, aquelas que fazem o trabalho pesado, como faturamento, estoque e gestão de dados e de sinistros, entre outras. E além da nuvem, modernizá-los, aplicando ferramentas de re-hosting e rearquitetura.

Com a maturidade dos serviços em nuvem a exemplo do IaaS (infraestrutura como serviço) e PaaS (plataforma como serviço), muitas empresas estão movendo os aplicativos legados para a nuvem, de forma segura, para que possam aproveitar os benefícios desse ambiente virtual, que permite ser acessado de qualquer dispositivo e local. E como esses aplicativos, originalmente criados para plataformas de legado, podem aproveitar os recursos da nuvem?

Movendo aplicações para a nuvem

Se um aplicativo legado já não proporciona mais vantagem competitiva, já está incorporado à rotina dos processos, pode-se optar por substituir sua funcionalidade por ofertas de software como serviço (SaaS), como Salesforce e SAP OnDemand, que permitem ampla funcionalidade e estão em constante evolução. No entanto, para aqueles aplicativos fundamentais, que ainda são estratégicos e exclusivos para a organização, o mais adequado é optar pela modernização, utilizando recursos de re-hosting e rearquitetura.

O re-hosting, muitas vezes visto como uma maneira rápida de reduzir custos operacionais e aumentar a acessibilidade, consiste em utilizar um ambiente de legado existente, de um ambiente proprietário baseado em mainframe ou Unix, e recolocá-lo em uma plataforma física ou na nuvem. O re-hosting resulta na computação com maior eficiência de custo e agilidade num ambiente convergente e simplificado de TI, oferecido pela IaaS.

Se o seu aplicativo legado contém uma lógica de negócio valiosa, mas restringe a agilidade do seu negócio por sua natureza monolítica, a rearquitetura pode ser o caminho mais correto. Também conhecido como modernização de aplicação, ele reescreve as aplicações legadas em estruturas modernas, como Java .Net e PaaS, ao mesmo tempo em que mantém os diferenciais de negócios atuais. Isso pode ajudar o seu negócio a se tornar mais ágil pela simplificação dos códigos, criando aplicações mais responsivas e resilientes, e também integrando ambientes isolados.

Com a modernização, você vai além dos benefícios palpáveis na sua rentabilidade e aumento de acessibilidade. A rearquitetura capacita-o a utiizar a nuvem como um agente de mudança e ajudar a transformar como o seu negócio interage com os clientes.

Do monolítico ao modular

Com a rearquitetura você está migrando suas aplicações legadas para uma plataforma mais moderna, enquanto mantém os diferenciais atuais do negócio. Assim, enquanto as funcionalidades básicas permanecem as mesmas, a aplicação é modernizada para tirar o máximo proveito das características de nuvem, como elasticidade, multi-tenancy (locação múltipla) e interdependência de plataformas.

Além disso, quando se utiliza a rearquitetura com a nuvem, você pode criar componentes separados com perfis workload distintos. Por exemplo, para os processos on-line, para processos batch e para interfaces de sistema, para integrar-se com o resto do portfólio.

Um aplicativo rearquitetado para a nuvem pode proporcionar, simultaneamente, maior resiliência e escalabilidade. A dissociação entre a interface do usuário e a arquitetura da aplicação, por exemplo, permite que os serviços de negócios sejam acessíveis por uma variedade de interfaces de usuário como celulares, tablets e notebooks. Ter esses serviços na nuvem também pode mitigar qualquer risco que resulte do aumento do volume, quando vários usuários acessam a funcionalidade. Esta arquitetura em nuvem modular e flexível dará ao seu negócio maior agilidade, flexibilidade, escalabilidade e possibilitará maior inovação.

A rearquitetura com a tecnologia de nuvem também pode ajudar sua empresa a ser mais eficiente, ao gerenciar rotinas diferenciadas de trabalho como o BYOD (bring your own device, ou traga seu próprio dispositivo), além da utilização de volumes de dados cada vez mais crescentes. O aumento de regulamentações e o crescimento rápido de dados em todos os setores estão levando muitas organizações com perfil inovador a analisar formas mais eficazes de aproveitar os dados. A capacidade de analisar e agir rapidamente sobre a informação pode oferecer uma vantagem bastante competitiva para as empresas.

Com rearquitetura na nuvem, é possível atribuir a ferramenta de tecnologia certa para o trabalho, sem reinventar a roda. A rearquitetura é um método abrangente de modernização de legado que permite que seu negócio utilize a nuvem como um ponto de partida para reenergizar e reorientar seu planejamento estratégico e adequar sua empresa para as necessidades do presente e do futuro para enfrentar um aumento de demanda, que requer otimização sempre. Experimente e comprove a eficácia dessas inovações tecnológicas.

*Henrique Sei é diretor de soluções da Dell Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.