Google é alvo de nova acusação na UE por favorecer seus serviços no Android

0

A União Europeia irá formalizar uma nova acusação contra o Google, desta vez por fornecer seus serviços, como o mecanismo de buscas e o Google Maps, em smartphones equipados do o seu sistema operacional Android. A acusação, chamada formalmente de lista de objecções, deve ser anunciada em Bruxelas, nesta quarta-feira, 20, ou no máximo até a próxima semana.

A nova acusação é a mais recente em uma série de problemas regulatórios que gigantes da tecnologia norte-americanos americanos têm enfrentado na União Europeia, que tem combatido o que considera abusos em razão do domínio de mercado dessas empresas nos 28 Estados-membros da União Europeia.

O Google nega ter violado as leis antitruste da região, e terá vários meses para se defender das acusações da Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia. "Qualquer pessoa pode usar o Android com ou sem aplicativos do Google", disse Mark Jansen, porta-voz do Google, ao The Wall Street Journal. "Os fabricantes de hardware e as operadoras podem decidir como usar o Android, e os consumidores têm a última palavra sobre quais aplicativos eles querem usar em seus dispositivos."

Apesar dos desmentidos da empresa, se ficar provado que o Android, que equipa 77% dos smartphones na Europa, realmente favorece os serviços do Google, a empresa terá de pagar multa superior a US$ 7 bilhões, o equivalente a cerca de 10% de sua receita anual, que é a multa máxima permitida.

Nos últimos tempos, o Google vem tentando melhor a sua posição no mercado de celulares — que cada vez mais são o principal meio pelo qual as pessoas acessam a internet —, à medida que o seu negócio de computação pessoal começou a dar sinais de exaustão. A empresa não cobra pelo licenciamento do Android básico aos fabricantes de celulares, mas obtém receita através de serviços digitais, como a publicidade nos resultados de buscas, entre outros serviços móveis. O Android detém hoje mais de 80% do mercado mundial de sistemas operacionais para smartphones, segundo o Gartner.

Histórico de acusações

Esta não é a primeira acusação que o Google enfrenta das autoridades antitruste da Europa. No ano passado, após cinco anos de investigação e de idas e vindas nas negociações, a União Europeia acusou formalmente a empresa de abusar de sua posição dominante no mercado nas buscas na internet para favorecer seus serviços de compras, prejudicando os concorrentes e os usuários. A decisão sobre esse caso, ou seja, se será considerado culpado ou inocente, deve sair neste ano.

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) também está investigando se o Google violou as leis antitruste americanas usando o Android para reforçar os produtos da empresa. Anteriormente, as autoridades americanas constataram que o Google violou as regras da concorrência ao privilegiar seus serviços nos resultados de buscas de sua ferramenta, mas decidiu não apresentar uma acusação formal. Outros países, incluindo a Índia e a Rússia, têm igualmente acusado a empresa de desrespeitar as regras antitruste.

Se as autoridades europeias exigirem que o Google forneça aos seus concorrentes acesso maior aos recursos do Android — se ficar provado que violou as leis antitrustes —, a empresa terá mais dificuldade para promover seus próprios serviços móveis para usuários de smartphones em todo o mundo.

Em entrevista à imprensa innternacional na segunda-feira, 18, a chefe antitruste da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, disse que o Google esta sendo acusado de cercear a concorrência ao forçar os fabricantes de celulares a contar com seus serviços móveis, exigindo que eles sejam pré-instalados em determinadas versões do Android. "Nossa preocupação é que, ao exigir que os fabricantes de celulares e operadoras para pré-carreguem um conjunto de aplicativos do Google, em vez de deixá-los decidir por si quais aplicativos carregar, o Google impediu uma das principais maneiras de novas aplicações atingirem os clientes."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.