Governo institui método de certificação com objetivo de impulsionar indústria de software

0

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou oficialmente na terça-feira,18, a Certics, metodologia de certificação de software e seus serviços associados que integra o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação, conhecido como TI Maior. O método tem como objetivo verificar se um software resulta de um processo de desenvolvimento e inovação tecnológica realizado no Brasil.

A princípio, a Certics será utilizada como referência para margem de preferência em compras públicas, mas está previsto seu uso também como base para outros mecanismos de fomento e de políticas públicas, tais como concessão de crédito para investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O certificado é também uma forma de comunicar ao mercado, de forma legítima, suas práticas e competências tecnológicas.

Segundo o coordenador geral de software e serviços de TI da Secretaria de Política de Informática (Sepin/MCTI), Rafael Moreira, empresas de capital estrangeiro poderão ter software certificado desde que comprovem que o seu desenvolvimento promoveu o desenvolvimento tecnológico, gestão de tecnologia, gestão de negócios e melhoria contínua.

Adesão ao programa

A empresa interessada em se inscrever para iniciar o processo de avaliação na plataforma CerticSys pode acessar o site www.certics.cti.gov.br, onde é possível fazer uma simulação da avaliação de um determinado software.

Após o cadastramento online, a empresa pode contratar uma avaliação, que envolve a preparação e realização de uma visita às suas instalações por avaliadores Certics, na qual serão analisadas as evidências do desenvolvimento e inovação tecnológica do software. A certificação pode ser obtida em três ou quatro semanas e é válida por 24 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.