IBM lança mainframe com capacidade de criptografar dados

0

A 14ª geração do mainframe IBM, o z14, tem capacidade de executar mais de 12 bilhões de transações criptografadas por dia, em tempo integral, garantindo máxima segurança a ambientes de TI. Segundo a IBM, este é o anúncio mais significativo da tecnologia mainframe em mais de uma década, que entra definitivamente na era da proteção de dados, com poder operacional 35% maior que seu antecessor.

A capacidade criptográfica avançada do sistema agora também se estende aos dados, redes, dispositivos externos ou aplicativos inteiros e é capaz de operar transações criptografadas 18 vezes mais rápido que a maioria das plataformas x86, com apenas 5% do custo.

As novas capacidades do IBM z14 foram desenvolvidas para atender a epidemia global de violações de dados gerada pelo cibercrime, que afetará cerca de USD 8 trilhões da economia global até 2022. Dos mais de 9 bilhões de registros de dados perdidos ou roubados desde 2013, apenas 4% foram criptografados, tornando a grande maioria dessas informações vulneráveis aos cibercriminosos.

Atualmente, apenas 2% dos dados corporativos encontram-se criptografados, contra mais de 80% em dispositivos móveis*. Isso acontece porque as capacidades de criptografia em ambientes corporativos são complexas e difíceis de administrar para o cumprimento regulatório vigente, o que, consequentemente, afeta a experiência do usuário. Mas isso tende a mudar nos próximos anos. Com o z14, a IBM entrega um mecanismo com capacidade de atender de forma imediata a necessidade por segurança global dos dados.

Segurança e regulamentações

O IBM z14 também pretende ajudar as empresas a cumprirem com novos padrões de regulações, entre eles o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia, que aumentará os requisitos de conformidade de dados para organizações que fazem negócios na Europa a partir do próximo ano. O GDPR exigirá que as empresas denunciem violações de dados dentro de no máximo 72 horas ou poderão receber multas no valor de até 4% de sua receita anual, a menos que a organização possa demonstrar que os dados foram criptografados e as chaves protegidas.

A IBM também anunciou um modelo inovador de precificação chamado Container Pricing. Com ele, os clientes terão acesso a preços de software simplificados com uma implementação flexível, ou seja, ao invés de pagar por uma infraestrutura inteira, será possível pagar pela transação realizada, no modelo as a service. E, caso o projeto ganhe escala, o z14 terá capacidade para se adaptar à demanda e manter a cobrança por transação. As opções de preços de container estão desenhadas para dar aos clientes a previsibilidade necessária para seus negócios. Os modelos de preços são escaláveis e oferecem capacidade de medição, limitação e faturamento ajustadas com o modelo de negócio.

Para auxiliar o mercado com esse novo modelo de precificação, o Banco IBM S.A., braço financeiro da IBM Global Financing, pode ajudar os clientes com qualificação de crédito ao adquirirem o novo z14, reduzindo seu custo total de propriedade e acelerando o retorno sobre o investimento. As ofertas do IBM Global Financing para soluções mainframe estão disponíveis por meio da IBM e seus parceiros de negócio, com termos e condições flexíveis que podem se adaptar para alinhar os custos com os benefícios dos projetos ou outras necessidades dos clientes.

A 14ª geração da tecnologia mainframe tem o micro processador mais veloz da indústria [5.2GHz] e uma nova estrutura de sistema escalável que permite um aumento de 35% na capacidade de cargas de trabalho Linux em comparação com a geração anterior, o IBM z13. O sistema pode dar suporte a mais de 12 bilhões de transações criptografadas por dia em um único sistema; maior instância do mundo de MongoDB com 2,5 vezes mais velocidade de desempenho NodeJS que as plataformas x86; 2 milhões de Docker Containers; 1000 bases de dados NoSQL concorrentes; três vezes mais memória que o sistema z13 para oferecer tempo de resposta mais rápido, maior produtividade e desempenho acelerado de análise. Com 32TB de memória, o z14 é o sistema com uma das maiores memória da indústria.

Ele tem também o triplo da velocidade I/O e processamento acelerado de transações, em comparação ao z13, para um maior crescimento em dados, maior produtividade de transações e menor tempo de resposta; capacidade de executar cargas de trabalho Java 50% mais rápido que as alternativas x86; tempo de resposta líder em Storage Area Network, com zHyperLink, o que representa uma latência 10 vezes menor, comparada com o z13, e uma redução do tempo de resposta de aplicativos pela metade.

Permite ainda a realização de mais cargas de trabalho, como análise de dados em tempo real ou interação com dispositivos de Internet of Things (IoT) e aplicativos de nuvem dentro da mesma transação, sem mudar nenhuma linha de código de aplicativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.