Cetic.br e UNESCO lançam documento sobre importância das TIC para o desenvolvimento sustentável

0

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do .BR (NIC.br) e o Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina e o Caribe em Montevidéu, lançaram o policy paper "TIC para o desenvolvimento sustentável: Recomendações de políticas públicas que garantem direitos".

A publicação é voltada para formuladores de políticas públicas, pesquisadores e interessados no papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Nações Unidas.

O policy paper busca responder como as TIC podem potencializar a implementação dos ODS, além de recomendar políticas públicas que fomentem o uso das TIC como ferramentas de desenvolvimento, sem agravar situações de desigualdade e exclusão.

O documento mostra como as TIC podem contribuir não apenas no alcance dos ODS (por meio do acesso à informação e de soluções e recursos baseados nas TIC), mas também em medir sua consecução. Nesse contexto, são mapeadas e colocadas em perspectiva algumas tecnologias emergentes como big data, inteligência artificial e Internet das Coisas.

O documento, escrito em espanhol, contou com autoria de Olga Del Rio Sánchez, Pablo J. Martínez Osés, Raquel Martínez-Gómez e Silvia M. Pérez, sob a coordenação técnica e de editoração do Cetic.br, também responsável por levantar dados sobre a relação das TIC com os ODS e pelas traduções para o inglês e português.

As versões nos três idiomas estão disponíveis gratuitamente no site do Cetic.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.