Fórum Mundial divulga recomendações sobre aplicação de blockchain

0

O Fórum Econômico Mundial (WEF) publicou um guia para a avaliação dos benefícios dos aplicativos blockchain. O documento divulga como aplicar a tecnologia blockchain, fornecendo seis recomendações para empresas. A primeira é ter tempo para entender a tecnologia, estabelecer expectativas realistas (identificar incentivos e contabilizar riscos) e alinhar-se às prioridades estratégicas.

O relatório também recomenda avaliar se blockchain ou outras tecnologias são a melhor solução, especificando que "blockchain não é um substituto para a digitalização e não deve ser tratado como tal".

Por último, as organizações devem manter uma abordagem ágil, uma vez que permite melhor evolução da estratégia e pensar além da organização individual. Este último ponto é explicado da seguinte maneira: "A natureza descentralizada do blockchain faz a transformação de uma abordagem isolada para integração de cadeia de valor ponta-a-ponta em ambientes fragmentados e complexos, mais atingíveis. De fato, a falta de colaboração pode minar – ou até bloquear – essa transformação. Ao avaliar o valor, é importante considerar os efeitos de rede e dimensionamento, particularmente conforme permitido pela colaboração."

O guia Blockchain Value Framework é uma continuação do relatório "Blockchain Beyond the Hype" lançado pelo WEF no ano passado e foi coproduzido com a consultoria Accenture.

Sheila Warren, chefe da Blockchain no Fórum Econômico Mundial, explicou que o relatório anterior enfatizava que a implantação de blockchain não deveria ser uma meta em si. O objetivo deste white paper é fornecer orientação na aplicação da tecnologia. "Esse novo framework é para os líderes de negócios que descobriram que o blockchain é a solução certa para um problema específico, mas não sabe o que fazer a seguir."

O documento é baseado em uma avaliação de 79 projetos de blockchain e uma pesquisa global de 550 pessoas em 13 setores. O relatório constatou que 51% dos entrevistados disseram que esperavam "perder o desenvolvimento de novos produtos / serviços" se sua organização não investisse na tecnologia blockchain. Outros 23% dos entrevistados esperavam "perder ganhos de velocidade / eficiência" e 15% "perder a economia de custos".

Além disso, em nove dos 13 setores pesquisados, a total rastreabilidade e integridade dos dados foram identificadas como a principal vantagem trazida pelo blockchain. Enquanto isso, muitas organizações não responderam que o benefício do blockchain poderia estar oferecendo "novos produtos ou serviços comerciais".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.