A Pitney Bowes, dos Estados Unidos, fornecedora de sistemas integrados, serviços e soluções para o gerenciamento postal e de documentos, está iniciando suas operações no Brasil, por meio de uma joint venture com o Grupo Semco, formado por oito empresas que atuam nas áreas industrial e de serviços.
A Pitney Bowes Semco, como foi batizada a empresa, vai operar em um mercado que processa anualmente cerca de 8 bilhões de itens e está entre os 15 maiores serviços postais do mundo. "Estamos trazendo para o Brasil soluções práticas e inovadoras, capazes de garantir ganhos de eficiência e de qualidade para organizações de grande, médio e pequeno porte", afirma Alexandre Bonfim de Azevedo, que assumiu o posto de CEO da nova empresa. O portfólio da Pitney Bowes Semco inclui máquinas de franquear, insertar e endereçar, software e serviços de manutenção.
A associação com a Semco é mais um passo da Pitney Bowes para estabelecer frentes em grandes mercados emergentes, como o Japão, a China e a Índia, além do Brasil. No ano passado, os negócios da empresa fora dos Estados Unidos responderam por 25% de sua receita, de US$ 5,1 bilhões.
"A Pitney Bowes Semco leva adiante nossa estratégia de investir em negócios inovadores, em parceria com empresas líderes em suas áreas de atuação", comenta o empresário Ricardo Semler, que está à frente do Grupo Semco. Com 51 anos e cerca de 3 mil funcionários, o Grupo Semco, que até os anos 1990 era voltado exclusivamente para o setor industrial, vem ampliando sua atuação na área de serviços por meio de joint ventures com empresas internacionais. A carteira de clientes da Semco inclui ainda companhias como Unibanco, Itaú, Vale do Rio Doce, Pão de Açúcar e Ambev, entre outras.