Paciente terá prontuário unificado na rede do Sistema Único de Saúde de São Paulo

0

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou nesta segunda-feira, 19, em cerimônia realizada no InCor, o novo sistema do prontuário eletrônico unificado que permitirá acesso imediato ao histórico de atendimentos dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) paulista, de qualquer unidade estadual de saúde.

Com investimentos de R$ 56 milhões por parte do governo do estado, o programa "S4SP" (Saúde para São Paulo) foi desenvolvido no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). Ele prevê a completa informatização das unidades estaduais de saúde e, posteriormente, sua integração com as redes municipais, começando pela capital paulista. Com isso, os dados dos pacientes ficarão registrados em uma espécie de "nuvem da saúde".

Em 2012, o piloto do programa foi testado em 11 unidades de saúde do estado. Neste ano, a pasta irá implantar o sistema em outros 22 serviços e a expectativa é que, até o final de 2014, todas as 57 unidades de saúde da administração direta (hospitais, ambulatórios, laboratórios, farmácias) sejam integradas ao sistema.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, presente à solenidade, informou ainda que o BID — Banco Interamericano de Desenvolvimento — aprovou um investimento de RS$ 800 milhões para ampliação do sistema de informatização em todo o estado. O sistema permitirá o armazenamento padronizado de todos os registros de saúde do paciente coletados em hospitais, ambulatórios, laboratórios ou farmácias da Secretaria. Esses dados serão compartilhados para que, sempre que necessário, a unidade de saúde que atender este paciente tenha conhecimento de seu histórico clínico, bem como possa definir, da melhor forma, a adoção de tratamento.

O acesso de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde ao resumo do prontuário do paciente permitirá, ainda, melhor acompanhamento das interações medicamentosas e da alimentação dos pacientes em caso de internação. Com isso, os pacientes do SUS paulista também poderão ter acesso a seus exames clínicos e laboratoriais pela internet, a exemplo do que hoje é ofertado pela rede particular de laboratórios. As unidades administradas por Organizações Sociais de Saúde (OSS) deverão ser contempladas em uma nova fase do programa, prevista para 2015.

"O programa traz benefícios a todos. Ao cidadão, por proporcionar melhor acesso e maior agilidade e modernidade à rede hospitalar do estado. Ao profissional de saúde, com padronização de informações e uma base de dados do paciente. E aos gestores, que poderão melhor planejar a administração, com eficácia e melhores resultados. É uma verdadeira revolução na gestão da saúde pública", afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

"A nova versão SPSP 4 continuará a ser desenvolvida pelas equipes da Prodesp, que também será responsável pela implantação e treinamento nas unidades'', explicou Célio Bozola, presidente da estatal. Outro diferencial do novo sistema é que ele opera na "nuvem" do data center da Prodesp, o que resulta em custo zero de infraestrutura, software e mesmo a montagem de uma rede física de servidores e sistema de segurança e manutenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.