Nova modalidade do Pronatec deve abrir mais de 13 mil vagas em TIC até 2014

0

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, lançaram nesta quinta-feira, 19, em Brasília, o Pronatec Brasil Maior, nova modalidade do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com o programa, serão ofertados cursos técnicos gratuitos direcionados especificamente às áreas definidas pelos setores industriais como mais carentes de trabalhadores qualificados. 

Segundo o ministro Pimentel, o Pronatec Brasil Maior teve as vagas mapeadas pela Secretaria de Inovação do MDIC junto a empresas e associações representativas do setor produtivo. Mais de 8 mil vagas já foram ofertadas, atendendo a 7% da demanda total dos setores pesquisados, tais como tecnologia da informação e comunicações (TIC), agroindústria, construção civil, entre outros. Até 2014, serão ofertadas 118 mil vagas, sendo 13.273 nas áreas de TIC e complexo eletroeletrônico.

Também presente na solenidade, o secretário de Inovação do MDIC, Nelson Fujimoto, destacou que o diferencial do Pronatec Brasil Maior é o fato de os cursos oferecidos e o número de vagas serem pautados pela real necessidade da indústria. "A demanda por essas vagas está sendo levantada diretamente e em conjunto com associações empresariais e as próprias empresas. Estamos estabelecendo com o setor produtivo não só o número de vagas, mas também o tipo de formação que o trabalhador necessitaria para suprir a demanda local de determinada indústria. Vamos casar o número necessário de vagas com o tipo de formação exigido pelo setor industrial", completou.

Os cursos mapeados pelo programa são aqueles de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga-horária mínima de 160 horas, englobando todos os setores produtivos em todas as regiões do país. Lançado pela presidente Dilma Rousseff em 2011, o Pronatec já beneficiou 4,3 milhões de jovens e adultos até o momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.