Dividida em duas, HP separa programa de canais de vendas

0

Depois de um trabalho desenvolvido ao longo do último semestre, reunindo cerca de 400 profissionais mundialmente, a HP divulgou os novos programas para canais de vendas que foram separadas em função da divisão da empresa, formalizada no dia 1º  de novembro, que deu origem à Hewlett Packard Enterprise (HPE) e HP Inc.

No Brasil, a empresa tinha até então o Programa Partner One, responsável pelo faturamento de 86% das vendas. Agora, para a área de enterprise, o programa foi batizado de Partner Ready, que deve impulsionar as vendas da HPE, hoje da ordem US$ 53 bilhões mundialmente. O portfólio da HPE inclui servidores, blades, networking, software e serviços profissionais.

Ele já havia sido anunciado em março desse ano, mas só agora foi oficializado com a separação da HP. Como novos recursos, vai oferecer um novo  localizador de parceiros e implementar o programa Planned Marketing Development Funds (MDF) para apoiar iniciativas de negócios.Ele também ajudará os distribuidores na obtenção de exportação facilitada, preços globais e requisitos de programa simplificados para parceiros que atendem clientes multinacionais.

Além disso, o programa irá capacitar parceiros de vendas e equipes técnicas com uma nova certificação, aliada a recompensas e "créditos de conhecimento'' para recompensar o investimento no aprendizado.

Já o programa da HP Inc foi nomeado Patner First, que engloba 20 distribuidores e 900 parceiros classificados como business partner, revendas platinum, gold e silver, que comercializam PCs, notebooks, impressoras e suprimentos.

Renato Barbieri, diretor de vendas comerciais, explica que o programa será modificado para classificar os parceiros por especialidades, pois antes havia algumas distorções. "Uma empresa poderia ter vendas relevantes de um único produto, o que não lhe dava o direito de mudar de status, e por consequência não receber os benefícios e bônus dos níveis mais altos", esclarece.

Outra novidade é que a exemplo do modelo de negócio de "impressão as a service", onde o cliente paga por página impressa, será lançado um programa comercial de "PC as a service", onde o cliente pode adquirir direto da HP  ou via parceiros, e pagar pelo uso dos equipamentos. Barbieri garante que já existe uma linha de crédito para decolar a operação.

Além dessas iniciativas, a HP Inc vai simplificar o portal de relacionamento com os canais para ganhar agilidade, oferecer novas ferramentas e abrangência para atender todo as regiões do país. Uma das ferramentas disponibilizadas será para atividades de marketing, onde uma agência foi selecionada para simplificar a criação de campanhas de marketing e geração de negócios. "Havia parceiros com orçamento provisionado para eles, mas que acabavam não usando, mas a verba não podia ser direcionada para outro canal. Agora o orçamento é geral e será alocado conforme encontrarmos as oportunidades", explica Barbieri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.