Brasil é confirmado como sede de reunião internacional para discutir governança na internet

0

Conforme antecipado por este noticiário, o Brasil sediará no próximo ano uma conferência internacional sobre governança global da internet. A Reunião Multissetorial Global sobre Governança na Internet será nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo, e será promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), com participação de governos, empresas, acadêmicos e sociedade civil.

O encontro visa ampliar a discussão sobre o tema, após a aprovação da resolução Direito à Privacidade na Era Digital, por unanimidade, pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). "Será a contribuição [de todos] para o crescimento de um novo formato. Atualmente, não há uma governança nesse sentido. Vários setores serão chamados para um debate, para uma visão holística sobre a defesa de interesses concretos dos cidadãos", disse nesta quinta-feira, 19, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, à Agência Brasil.

Para o ministro, a aprovação da resolução proposta pelo Brasil e pela Alemanha é um sinal de que todos os países abraçaram um novo caminho que, para ele, "não tem volta". O documento endossado nas Nações Unidas trata de coleta de dados, monitoramento e interceptação de comunicações. Segundo a resolução adotada pela ONU, as pessoas devem ter garantidos, no ambiente digital, os mesmos direitos que têm fora dele. "Foi decidido coletivamente que é necessário fazer uma revisão dos procedimentos para que as atividades na internet sejam compatíveis com o direito internacional e os direitos humanos", explicou.

Figueiredo também falou sobre a expectativa dos resultados que a medida espera alcançar: "A inibição [da espionagem] é o efeito prático que esperamos. Não me refiro a nenhum país específico, mas em geral. Por isso a adoção de uma resolução no âmbito da ONU".

Sobre os recentes acontecimentos nos Estados Unidos relativos à questão da espionagem — como a determinação de um juiz federal de que o monitoramento conduzido pela Agência Nacional de Segurança (NSA, sigla em inglês) pode ser considerado inconstitucional, e pedidos de regulação das atividades da agência por parlamentares —, Luiz Alberto Figueiredo disse que o Brasil está acompanhando o assunto e aguardando que o país se manifeste.

"Aguardamos o momento em que [os EUA] entrarão em contato conosco sobre o tema. Na conversa entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama, foi dito que seria feita uma revisão dos procedimentos. Agora, aparentemente, está sendo conduzida uma revisão. A próxima fase será um contato sobre a revisão", disse Figueiredo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.