Hospital Mãe de Deus usa app para treinar corpo clínico

0

Os médicos e residentes do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, utilizam a ferramenta de apoio à decisão clínica em seus dispositivos móveis para buscar informações para atualização profissional e esclarecimento de dúvidas durante um atendimento ou procedimento.

A solução foi desenvolvida pela Wolters Kluwer, especializada informações para profissionais e estudantes da área da saúde. A instituição possui dupla certificação: ONA (Organização Nacional de Acreditação) 3, nível máximo de excelência; e JCI (Joint Commission International), que certifica organizações de saúde comprometidas com rigorosos padrões internacionais de segurança e assistência ao paciente.

A versão móvel do recurso de apoio à tomada de decisão clínica, UpToDate Anywhere, propicia de maneira adequada e prática a obtenção de informações clínicas pelo Corpo Clínico e a participantes dos programas de residência médica, visando a melhoria da qualidade da saúde. A ferramenta é parte do programa de educação médica continuada (EMC) do Hospital Mãe de Deus e permite aos médicos obterem conhecimento atualizado, orientado à tomada de decisão, de forma compacta e com fácil acesso, por meios dos dispositivos móveis.

A instituição faz parte do Sistema de Saúde Mãe de Deus, fundado em 1979, que reúne também o Hospital Giovanni Battista, localizado em Porto Alegre também, e outras sete unidades no interior do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo Dr. Luiz Felipe Gonçalves, Superintendente Médico, desde janeiro de 2015, foram registrados 455 usuários e contabilizados mais de 67 mil acessos ao UpToDate. O nosso Corpo Clínico é composto por 1600 médicos, sendo 400 deles responsáveis por 80% da produção assistencial.

A utilização da ferramenta de apoio à decisão clínica transformou o dia a dia do corpo clínico e residentes, sobretudo pela facilidade de consultar informações atualizadas diretamente nos dispositivos móveis e concomitantemente ao surgimento das dúvidas, ou seja, durante o atendimento aos pacientes. Além disso, sua disponibilização teve crucial importância no processo de acreditação do JCI. Uma das exigências da instituição que certifica internacionalmente os hospitais é que ele possua um programa de EMC, iniciativa esta que no Mãe Deus é apoiada pelo do UptoDate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.