Biblioteca do Vaticano fará arquivamento digital de 3 mil manuscritos

0

A NTT Data anunciou nesta quinta-feira, 20,  que foi selecionada para contribuir para o projeto de arquivamento digital dos manuscritos da Biblioteca Apostólica do Vaticano, que está em execução atualmente com uma produção inicial de 6 mil manuscritos e pretende arquivar digitalmente todos os manuscritos preservados na biblioteca, totalizando 82 mil espécimes e 41 milhões de páginas.

A Biblioteca Apostólica do Vaticano escolheu a fornecedora como sua parceira para este projeto com base nas avaliações favoráveis do histórico da empresa em arquivamento digital, exemplificado pelo seu trabalho para a Biblioteca Nacional da Dieta do Japão, e nas suas competências e recursos tecnológicos, incluindo o seu serviço de arquivamento digital, o AMLAD.

A empresa verificou que pode assimilar e otimizar os sistemas da Biblioteca Apostólica do Vaticano e aplicar uma metodologia como modelo para outros projetos envolvendo a preservação duradoura de imagens reproduzidas digitalmente. Ela pretende melhorar os processos e materiais desenvolvidos atualmente, contribuindo com uma variedade de serviços-chave, incluindo o arquivamento digital de manuscritos, como dados de alta definição, apoiados por medidas especiais de arquivamento e conservação a longo prazo. Isto incluirá o uso de um formato de armazenamento altamente sustentável, gestão de metadados para aumentar a eficiência na pesquisa, algoritmos de pesquisa otimizados e uma interface de pesquisa de fácil utilização.

A colaboração inicial entre a Biblioteca Apostólica do Vaticano e a NTT Data, no valor de 18 milhões de euros (US$ 22,6 milhões), abrangerá aproximadamente 3 mil documentos num período de quatro anos.

"Estamos encantados por fazer parte desta iniciativa histórica liderada pela Biblioteca Apostólica do Vaticano para preservar tesouros valiosos da humanidade", disse Toshio Iwamoto, presidente e diretor executivo da NTT Data. "Por meio deste projeto, esperamos contribuir para a arte, para a academia e para os negócios usando as suas competências em TI a um nível global".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.