Mastercard apresenta nova geração de cartão biométrico

0

A Mastercard apresentou nesta quinta-feira, 20, a futura geração de cartão biométrico, que combina tecnologia de chip com impressões digitais para verificar com conveniência e segurança a identidade do titular do cartão nas compras em lojas físicas.

A África do Sul é o primeiro mercado a testar a tecnologia desenvolvida, com dois testes separados conduzidos recentemente com o Pick n Pay, a maior rede varejista de supermercados, e o Banco Absa, uma subsidiária do Banco Barclays África.

O novo cartão baseia-se numa tecnologia de escaneamento de impressões digitais usada atualmente para fazer pagamentos pela internet, que pode ser usada em terminais EMV no mundo todo.

Como funciona

O titular habilita o seu cartão apenas registrando-se em sua instituição financeira. Após o registro, a sua impressão digital é convertida em um modelo digital criptografado que é armazenado no cartão. O cartão está pronto para ser usado em qualquer terminal de cartão EMV mundial.

Ao comprar e pagar em loja física, o cartão biométrico funciona como qualquer outro cartão com chip. O portador do cartão simplesmente insere seu cartão no terminal de um revendedor, enquanto coloca o dedo no sensor embutido. A impressão digital é comparada com o modelo e – se a biometria corresponder – a transação será aprovada sem o cartão nunca ter saído da mão do consumidor.

Benefícios

A autenticação biométrica de uma transação de pagamento – neste caso, através de uma impressão digital – confirma de forma única que a pessoa que utiliza o cartão é o verdadeiro titular.

Os comerciantes podem facilmente maximizar a experiência de compra oferecida aos seus clientes, já que o cartão funciona com a infraestrutura existente de uma máquina de cartão EMV e não requer nenhuma atualização de hardware ou software.

Para os emissores, a tecnologia ajuda a detectar e prevenir fraude, a aumentar as taxas de aprovação, a reduzir os custos operacionais e a fidelizar os clientes. Além disso, uma versão futura do cartão contará com tecnologia sem contato, adicionando mais facilidade e conveniência na hora de pagar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.